Campanha Nacional de Vacinação: mais de mil crianças foram atendidas em Itatiaia, RJ

A Campanha de imunização contra a Poliomielite e de multivacinação, que iniciou no último dia 06, segue até o próximo dia 29, com atendimentos das 08h às 17h, em nove unidades de saúde.

Os postos de vacinação estão localizados nas USFs dos bairros de Vila Magnólia, Vila Esperança, Vila Flórida, Campo Alegre I e II, Penedo, Maromba, UBS Marechal Jardim e na Sala de Vacinas (Policlínica Municipal – Centro).

De acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (equipe de epidemiologia), as primeiras duas semanas da ‘Campanha Nacional de Poliomielite, Multivacinação e dia D’ realizou o atendimento de 1.628 crianças, sendo 858 delas imunizadas contra a Poliomielite (vacina VOP para idades de 01 a 04 anos).

Todas as crianças com idades entre 2 meses e 1 ano devem receber a vacina contra a Poliomielite, que previne contra o vírus da doença que afeta os nervos e leva à paralisia parcial ou total do indivíduo.

A Campanha também é voltada para adultos de 20 a 49 anos que ainda não vacinaram contra o Sarampo. Os pontos de atendimento também irão atualizar as vacinas para a Hepatite B, Meningite e HPV (para os adolescentes e crianças na faixa dos 10 aos 15 anos).

A coordenadora do setor de Imunização da Secretaria, Andrea Millen, falou um pouco sobre a importância de seguir as orientações do serviço de saúde do município.

— Gostaria de convocar todos os pais para que possam ir aos postos de atendimento mais próximo para que realizem a vacinação dos seus filhos contra a Poliomielite. Também serão oferecidas as doses contra o Sarampo, independente de quem já tenha recebido a vacina anteriormente. — explica.

No momento da vacinação é necessário apresentar a carteira de vacinação e o cartão SUS. O uso de máscaras é obrigatório.