Caraguatatuba, SP recebe primeiro carregador ultrarrápido para veículos elétricos do país

A cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte, foi escolhida para receber o primeiro carregador ultrarrápido público do Brasil, para abastecer veículos elétricos. O eletroposto foi instalado no Shopping Serramar, no Pontal de Santa Marina.

Trata-se de parceria entre a distribuidora de energia elétrica EDP e as fabricantes Audi, Porsche e Volkswagen.

Segundo as companhias, o tempo médio de recarga é de aproximadamente 15 minutos para 100 quilômetros de autonomia no carregador ultrarrápido.

O eletroposto faz parte do Plug&Go, nome do projeto aprovado em chamada pública da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, em conjunto com o Gesel (Grupo de Estudos do Setor Elétrico). As empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens são as fornecedoras das soluções de carregamento.

O Plug&Go conta com um investimento de R$ 32,9 milhões e vai conectar com os eletropostos de outras iniciativas, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão que interliga São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis. Este é o primeiro e maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150 kW e 350 kW).

De acordo com as empresas, o projeto ajudará a formar a maior rede de carregadores ultrarrápidos da América do Sul, com a instalação de 30 novas estações de recarga ultrarrápida ao longo de três anos, cobrindo todo o estado de São Paulo.

O cronograma prevê o início da implantação de mais 10 novos postos ainda em 2020, que estarão nas rodovias Régis Bittencourt, Fernão Dias e Bandeirantes e na Via Anhanguera.

“A entrega do primeiro posto da rede de recarga ultrarrápida é um marco importante num projeto tão estratégico para a expansão da mobilidade elétrica no Brasil”, disse Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Serviços ao Cliente da EDP Smart.

Para Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil, “há cada vez mais interessados em adquirir veículos elétricos no Brasil e a ampliação da infraestrutura de recarga no país é uma motivação adicional para que eles concretizem essa decisão”.

“Um dos fatores de atratividade dos carros elétricos para os consumidores é a criação de uma rede de carregamento tão ampla e abrangente quanto a existente hoje para veículos com motor a combustão”, afirmou Werner Schaal, diretor de Vendas da Porsche Brasil.

“A Volkswagen está liderando a transformação para a mobilidade sustentável e temos como objetivo nos tornarmos a marca número 1 global em mobilidade elétrica. Para isso, serão mais de 11 bilhões de euros investidos nos próximos anos mundialmente”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Para recarregar os veículos elétricos na rede de eletropostos, os usuários precisam primeiro efetuar um cadastro no site da EDP Smart, e em seguida solicitar um cartão de mobilidade elétrica (EDP EV.Card), disponível para proprietários de veículos elétricos. Após a solicitação, o cliente recebe o cartão de forma gratuita no endereço indicado em até 20 dias corridos.

Com o EV.Card, o usuário consegue realizar o desbloqueio junto aos leitores das estações de recarga e assim liberar os conectores para abastecer seu veículo híbrido plug-in ou elétrico. Em breve, será disponibilizado um aplicativo para que os clientes cadastrados possam também desbloquear, monitorar e utilizar os eletropostos de forma digital, sem a necessidade do cartão.

Foto: Daumer De Giuli/Divulgação