Cemitérios de Jacareí têm operação para receber público com segurança no feriado de Finados

A Prefeitura de Jacareí irá realizar uma operação neste sábado (31), domingo (1º) e durante a segunda-feira (2), feriado de Finados, para que possa receber o público com segurança nos cemitérios, diante da pandemia da Covid-19.

De acordo com o município, para a entrada, é obrigatória a utilização de máscaras de proteção e, a aferição da temperatura dos visitantes também deve ocorrer logo na portaria. Os locais terão rota definida, com entrada por um acesso e saída por outro, para evitar o encontro de grupos, além de demarcação de piso com distanciamento e disponibilização de álcool em gel.

Diferentemente dos demais anos, neste não haverá missas ou cultos no interior dos cemitérios, em decisão tomada em conjunto entre a administração e líderes religiosos. O objetivo é o de que as visitas sejam mais breves e os munícipes fiquem mais protegidos.

A ação integra ainda a entrega de informativos aos visitantes com orientações sobre os cuidados que o momento requer, além de ampliação no contingente de funcionários e banheiros limpos com frequência maior.

Apesar da abertura, a Secretaria de Administração recomenda que os moradores realizem as visitas antes do dia 2, já que a data costuma encher os cemitérios da cidade. Em 2019, somando o público do Campo da Saudade (Avareí) e do cemitério municipal Jardim da Paz (Parque Santo Antônio), foram 20 mil pessoas em visitas.

DENGUE.

Segundo a prefeitura, agentes de combate a endemias já vistoriaram os cemitérios previamente e irão fiscalizar ao longo dos próximos dias. A recomendação é que os moradores não levem vasos para decorar os túmulos, já que criam um ambiente propício à proliferação do mosquito. Flores artificiais também devem ser evitadas pelo mesmo motivo, uma vez que não absorvem água.

Foto: Divulgação / PMJ