Justiça define novo prefeito após candidato eleito ter morrido na véspera da eleição em Passa Quatro, MG

A Justiça Eleitoral definiu nesta sexta-feira (27) que Henrique Nogueira Gonçalves (MDB) é o novo prefeito de Passa Quatro (MG). A eleição na cidade estava indefinida após o candidato eleito no dia 15 de novembro ter morrido na véspera do pleito.

O Partido Verde chegou a fazer o pedido de substituição de Antônio Claret Mota Esteves (PV) no dia da morte dele, mas as urnas já estavam lacradas. Ele morreu no dia 14 de novembro e foi reeleito para o cargo com 60,8% dos votos válidos um dia depois.

A Justiça Eleitoral precisou decidir, então, se os votos recebidos por Claret iriam para o indicado pela legenda ou para o segundo colocado no pleito. Havia ainda a possibilidade de nova eleição ser realizada.

O juiz eleitoral de Itanhandu (MG), Ronaldo Ribas da Cruz, deferiu, nesta sexta-feira, pela transferência dos votos para Henrique Nogueira Gonçalves (MDB), que agora é o novo prefeito de Passa Quatro.

Henrique Gonçalves (MDB) foi escolhido como substituto de candidato que morreu na véspera da eleição em Passa Quatro (MG) — Foto: Reprodução/EPTV
Foto: Reprodução

Novo prefeito

Henrique Gonçalves era o vice-prefeito de Passa Quatro e assumiu o cargo de maneira interina depois Claret ser internado após sofrer o infarto. Antônio Claret ficou hospitalizado por duas semanas e faleceu.

Antônio Claret Mota Esteves morreu um dia antes de ser reeleito prefeito em Passa Quatro (MG) — Foto: Reprodução/Partido Verde
Foto: Reprodução/Partido Verde

“Sou vice do Claret e nesses quatro anos, de muita amizade e cumplicidade, a gente fez pela cidade muitas obras, melhorias na saúde. Tomando posse, uma vez eleito, nós vamos manter esse legado que ele deixou”, disse Henrique Gonçalves em entrevista enquanto ainda aguardava a definição do caso.

O vice de Henrique Gonçalves para o mandato 2021/2024 é Marco Torres (PV), que também aguardava a definição depois de ser escolhido para a nova chapa.