Alunos da Escola Campo Belo de Itatiaia conquistam medalhas na OBA e MOBGOF 2020

Os alunos do Colégio Municipal Campo Belo, na Vila Pinheiro, foram destaques na XXIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)  e na XIV Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As provas aconteceram nos dias 12 a 13 de novembro. 

A competição foi dividida em quatro níveis, sendo o Nível I dos alunos do 2º e 3º Ano, Nível II do 4º e 5º Ano, o qual os estudantes da unidade de ensino concorreram ,Nível III do 6º ao 9º Ano e e Nível IV – Ensino Médio. 

O resultado da competição, que este ano foi disputada no formato online, devido a pandemia da Covid-19, foi divulgado na última semana e a unidade escolar conquistou 18 medalhas.  

Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica a escola recebeu 1 medalha de ouro, 2 de prata e 2 de bronze e na Mostra Brasileira de Foguetes foram 1 medalha de ouro, 10 de prata e 2 de bronze 

A OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo das competições é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa. 

Esse ano a OBA contou com 10 questões objetivas, sendo 7 de Astronomia e 3 de Astronáutica em uma única fase.Já a MOBFOG pode ser realizada na forma prática, seguindo as normas de segurança contra a COVID-19. A prova consistiu no lançamento de um protótipo de foguete construído pelos alunos a partir dos parâmetros elaborados pela equipe responsável pela Mostra. Aos alunos foi solicitado ajustar os parâmetros com o objetivo de que o foguete alcançasse a maior distância. 

Os alunos do Colégio Campo Belo contaram com a orientação do professor de informática e geometria, Ivan Carlos. Também fizeram parte da equipe, a professora Renata Andrade e a Diretora, Cleusa Monteiro. 

O professor e orientador conta que recebeu com grande satisfação o bom resultado obtido pelos estudantes.  

 – As olimpíadas são muito importantes, pois permitem também que os alunos se  aprofundem mais sobre o assunto. Ficamos muito felizes com o resultado, uma vez que concretiza um trabalho que desenvolvemos durante o ano –  disse. 

 Em nome da unidade escolar, a diretora, Cleusa Monteiro parabenizou os estudantes e agradeceu a todos que não mediram esforços para que os alunos participassem das olimpíadas. 

– Parabéns à todos alunos que, mesmo distantes fisicamente, representaram muito bem a Escola Municipal Campo Belo, no nível 2, na XXIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (oba) e XIV Mostra Brasileira de Foguetes .Nosso agradecimento especial às famílias que não mediram esforços para auxiliar os “olimpionautas” nesta tarefa louvável e a todos que ajudaram –  disse a diretora.  

Os alunos do 4º ano selecionados para as olimpíadas foram Bernardo Loureiro, Luiz Otávio, Beatriz de Oliveira,Luiza Silva, Rebecca Moraes,Gabriel Pereira,Kauan da Silva,Augustus Jazão, Raphael Moraes. Pelo 5º ano participaram os estudantes Isabelly Vieira, Alicia Camily ,Matheus Nunes,Maria Luiza Faria,Anna Karolina Carvalho,Levi Rangel Caetano,Giovanna de Almeida,Millena de Lima,Alice Dias,Ana Julia de Oliveira,Mariana Moraes e Mariah Rodrigues. 

Confira o resultado  

XXIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 

Luiz Otávio Gonzaga Rosa 

Medalha: Ouro 

Millena De Lima Carvalho 

Medalha: Prata 

Bernardo Loureiro Rodrigues 

Medalha: Prata 

Gabriel Pereira De Oliveira 

Medalha: Bronze 

Isabelly Vieira Gomes 

Medalha: Bronze 

XIV Mostra Brasileira de Foguetes 

Alice Dias Francisco 

Medalha MOBFOG Real: Prata 

Alicia Camily de Moraes do Nascimento 

Medalha MOBFOG Real: Prata 

Ana Julia de Oliveira Guimarães 

Medalha MOBFOG Real: Bronze 

Augustos Jazão Rodrigues de Oliviera 

Medalha MOBFOG Real: Bronze 

Beatriz de Oliveira Nunes 

Medalha MOBFOG Real: Prata 

Bernardo Loureiro Rodrigues 

Medalha MOBFOG Real: Prata 

Isabelly Vieira Gomes 

Medalha MOBFOG Real: Prata 

Luiz Otavio Gonzaga Rosa 

Medalha MOBFOG Real: Prata 

Maria Luiza Faria da Silva 

Medalha MOBFOG Real: Ouro 

Mariah Rofrigues Rocha 

Medalha MOBFOG Real: Prata 

Mariana Moraes Reben da Costa 

Medalha MOBFOG Real: Prata 

Raphael Moraes Ruben da Costa 

Medalha MOBFOG Real: Prata 

Rebecca Moraes Ruben da Costa 

Medalha MOBFOG Real: Prata 

Fonte/Foto: Ascom PMI