Após ignorar regras do Estado, cidades do litoral norte mantêm praias abertas no Ano Novo

Turistas aproveitam Natal na praia em Caraguatatuba, SP — Foto: João Mota/TV Vanguarda
 Foto: João Mota

Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba manterão as praias abertas no Ano Novo. A decisão foi confirmada pelos quatro municípios do litoral norte, que decidiram se declarar na fase amarela do Plano São Paulo e não atender a recomendação do Estado de regredir à fase vermelha durante as festas de fim de ano.

Embora tenham decidido manter as praias abertas, as cidades do litoral informaram que haverá fiscalização intensificada para evitar aglomerações. Caraguatatuba informou que pediu o reforço do policiamento ao Estado para realizar a fiscalização. Já o Governo de São Paulo afirmou que a fiscalização dos comércios, assim como praias e espaços turísticos municipais, é de responsabilidade das cidades.

Outra medida para conter aglomeração foram os cancelamentos dos eventos do fim de ano, como Caraguá e São Sebastião que cancelaram as queimas de fogos. Ubatuba também informou que fará campanhas de conscientização para evitar a transmissão da Covid-19.

No Natal, as praias de Caraguatatuba ficaram movimentadas. Em Ubatuba, o dia 26 foi de praias cheias. No mesmo dia, São Sebastião iniciou uma barreira sanitária nos limites do município.

Outras cidades

No litoral sul de São Paulo, os municípios de Praia Grande e Peruíbe decidiram manter as praias liberadas durante o réveillon, após o Governo do Estado anunciar que não se responsabiliza por fiscalização. Na contramão, Santos, São Vicente, Guarujá e Itanhaém manterão o acesso à orla bloqueados. As administrações afirmam que a efetividade da ação depende de auxílio da Polícia Militar.