Casa da Cultura de Itatiaia lança curta-metragem do cineasta Thiago de Almeida

Em tempos de desafios, a esperança e os sonhos são sentimentos que motivam as pessoas a acreditarem em um futuro melhor e o otimismo e as crenças, em dias melhores foram o que inspiraram o cineasta de Itatiaia, Thiago de Almeida, a filmar o curta-metragem “Cabeças falantes”, no período de 2019/2020.

Em um vídeo de 30 minutos, produzido e lançado pela Casa da Cultura de Itatiaia, unidade ligada à Prefeitura, o então servidor e cineasta ouviu os depoimentos de diferentes gerações para saber quem são e quais os seus sonhos.

Embalado pela trilha sonora minimalista do músico japonês, Hiroshi Yishimura, considerado um dos pioneiros da música ambiente no Japão, os protagonistas, formados por moradores de Itatiaia, abriram os seus sentimentos e apresentaram todos os seus desejos, entre eles os de um mundo melhor, de mais amor para todos e de um Ano Novo de muita esperança.

Segundo Thiago, a inspiração para o projeto surgiu com trabalhos do cineasta polonês, Krzysztof Kieslowski, um dos maiores do seu tempo. O filme contou também com fotografia e colorização de Allan Almeida e edição de Maurício Júnior.

De acordo com a Casa da Cultura, “O documentário apresenta as diferentes maneiras de ver a vida em diferentes momentos. Quais os sonhos, os desejos e as esperanças de cada pessoa de acordo com suas experiências de vida. Uma forma poética de registrar diferentes histórias e pessoas de Itatiaia para que sirva de inspiração para todos e que possam construir, a cada dia momentos de felicidade e alegrias”.

A Unidade Cultural também reforça a mensagem de esperança e “Renova para o próximo ano, desejando que as inspirações de todos sejam cada dia mais voltadas para a arte”.

O vídeo completo pode ser assistido no canal do YouTube da Prefeitura no link:https://www.youtube.com/watch?v=0Y4nJxL94Ps