Chicão Bulhões renuncia ao mandato de deputado estadual do RJ para assumir nova secretaria de Eduardo Paes

O deputado Chicão Bulhões ( Partido Novo) vai assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Desburocratização no governo de Eduardo Paes (DEM). Essa pasta é nova na Prefeitura do Rio.

O anúncio foi feito neste sábado (5). O parlamentar disse em vídeo publicado em seu Instagram que o partido dele, o Novo, não aceitou que ele tirasse licença para ser secretário.

“O partido não quis me liberar para essa função, para essa missão pela cidade do Rio de Janeiro e consequências no Estado. Eu respeito a decisão do partido e, pelas regras partidárias, eu teria então que renunciar ao cargo de deputado estadual abrindo espaço para minha suplente. Eu não posso deixar de ajudar minha cidade. É um momento de união no Rio”, disse o deputado.

Veja no final da reportagem outros nomes que vão compor o novo governo a partir de janeiro de 2021. Nesta sexta-feira, o prefeito eleito do Rio anunciou novos nomes.

A engenheira Kátia Souza foi convidada para a secretaria de Infraestrutura. Ela é servidora municipal do Rio há 12 anos, sendo nove na RIOurbe.

“Conheci a Kátia ontem, apresentada pelo Programa Líderes Cariocas. É um programa que a gente tem muita confiança e a gente tem identificado várias quadros para ocupar funções importantes da prefeitura a partir de um programa que a gente mesmo criou e que acredita muito”, disse Paes.

Para comandar o Centro de Operações, o prefeito convidou Bruno Ramos, que já foi subprefeito da Zona Sul durante o governo dele.

“O Bruno é uma pessoa que conhece a operação da cidade, conhece a realidade da cidade. Vai assumir uma função muito importante para mim”, declarou Paes.

O prefeito apresentou ainda o nome de Rafael Lima para a subprefeitura da Barra da Tijuca. Ele é servidor do estado e esteve na administração regional do Recreio dos Bandeirantes durante o governo de César Maia.

“Rafael é servidor estadual, quadro muito qualificado, mas que tem conosco uma trajetória política. Ele já esteve na administração regional do Recreio dos Bandeirantes no governo César Maia, foi da juventude do Democratas, é um quadro político da minha integral confiança”, afirmou Paes.

Eduardo Paes anuncia novos nomes para seu governo durante coletiva nesta sexta-feira (4)  — Foto: Reprodução/TV Globo
 Foto: Reprodução

Outros secretários

Daniel Soranz- Saúde

Daniel Soranz foi o primeiro secretário confirmado por Paes. Ele vai comandar a Secretaria Municipal de Saúde e já apresentou algumas medidas contra a pandemia da Covid-19, incluindo abertura de leitos em hospital municipal e retomada de cirurgias eletivas.

Marcelo Calero – Integridade Pública

Para a “área de integridade pública”, com a função de “identificar desvios e problemas”, Paes convidou o deputado federal Marcelo Calero (Cidadania).

Pedro Paulo – Secretaria de Fazenda

Para a Secretaria de Fazenda,o prefeito eleito convidou o deputado federal Pedro Paulo (MDB), ex-chefe da Casa Civil nos anos de Paes à frente da Prefeitura. Pedro Paulo vai assumir a secretaria de Fazenda.

Renan Ferreirinha – Educação

No comanda da Secretaria Municipal de Educação, o deputado estadual Renan Ferreirinha é de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e se elegeu em 2018 tendo como principal bandeira a Educação. Ferreirinha é o parlamentar mais jovem da Alerj na legislatura 2019-2022.

Salvino Oliveira Barbosa – Secretaria da Juventude

Eduardo Paes anunciou a criação de uma Secretaria da Juventude, que tem como objetivo atuar nos problemas dos jovens de comunidades. À frente do cargo estará Salvino Oliveira Barbosa, de 22 anos.

Barbosa, que nasceu e foi criado na Cidade de Deus, na Zona Oeste. Ele está se formando em Gestão Pública na Universidade Federal do Rio de Janeiro e sempre esteve ligado a movimentos sociais.

Ana Laura Secco Valente – Secretaria de Conservação

O nome de Ana Laura à frente da Secretaria de Conservação foi anunciado por Paes durante uma coletiva. No encontro, o prefeito eleito ressaltou que quer ter mulheres no comando de pastas importantes, como a de Conservação.

Mari Peçanha – Secretaria de Ação Comunitária

Mari Peçanha vai ser secretária de Ação Comunitária. É professora do município e moradora de Rio das Pedras.

“Eu disse que teríamos um governo antirracista. Eu faço questão de que sejamos um governo proativo nessa questão”, destacou.

Washington Fajardo – Planejamento Urbano

Ex-presidente do Rio Patrimônio, ele vai ser o titular do Planejamento Urbano. Segundo Paes, ele irá cuidar do licenciamento e fiscalização para agilizar projetos burocráticos na cidade.

Maína Celidônio – Transporte

Economista especializada em transporte, ela é professora do Insper e também já presidiu o Instituto Pereira Passos.

Joyce Trindade – Mulher

Com 24 anos, ela vem da UFRJ e é moradora de Kosmos, na Zona Norte da cidade. Atualmente trabalha no Instituto República.

Laura Carneiro – Assistência Social

É ex-integrante da equipe de proximidade política de Eduardo Paes.

Guilherme Schleder – Esportes

Ex-integrante da Casa Civil de Eduardo Paes. Fará trabalho integrado com a Secretaria de Saúde.

Subprefeituras

Paes disse ainda que vai limitar o número de subprefeitos. Ele escolheu os nomes de Ana Ribeiro (subprefeitura da Zona Sul), Talita Galhardo (subprefeitura de Jacarepaguá), Diego Vaz (subprefeitura da Zona Norte), Edson Menezes (subprefeitura da Zona Oeste), e Leonardo Pavão (subprefeitura do Centro).