Coronavírus: Leitos de UTI do SUS estão 100% ocupados em Bragança Paulista, SP
Bragança Paulista atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, conforme o último boletim divulgado pela prefeitura neste sábado (5). Na sexta-feira (4), os leitos também estavam lotados.
No início da pandemia, a região bragantina chegou a ter 30 leitos de UTI pelo SUS, reservados exclusivamente para pacientes com Covid-19. Atualmente a cidade tem apenas 10 vagas de UTI reservadas para a doença, que ficam no Hospital Universitário São Francisco.
Os outros 20 leitos que atendiam a região eram custeados pelo Ministério da Saúde, sendo 13 na Santa Casa de Bragança e mais sete no Hospital Bragantino, mas eles foram desativados.
Em entrevista a secretária de saúde Marina Oliveira informou que a prefeitura está buscando alternativas de emergência pra evitar que falte atendimento e que solicitou ao Governo Federal a reativação de mais leitos.
Ministério da Saúde
Em nota, o Ministério da Saúde informou que pode fazer a ampliação dos leitos desde que a cidade atenda a algumas recomendações, como comprovação da estrutura física e de corpo clínico para atuar nos leitos solicitados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/T/0/6zSa3wS923SY2H4T4zHQ/hospital-de-campanha.jpg)