Firjan: Sul Fluminense recupera mais de 2 mil empregos em outubro

Setor de serviços, indústria e construção são os principais motores do resgate de postos de trabalho na região. Levantamento da Firjan, que aponta o desempenho de todos os setores, pode ser consultado em www.firjan.com.br/retratosregionais

Levantamento feito pela Firjan e divulgado através da plataforma Retratos Regionais aponta que a indústria no Sul fluminense recuperou, de julho a outubro, 32% dos postos de trabalho perdidos entre março e junho, meses mais afetados pelas medidas de combate à pandemia de Covid-19 e pelas incertezas em relação à economia.

A análise regional dos setores produtivos, incluindo indústria, serviço e comércio, mostra que foram perdidas 12.028 vagas de março a junho e recuperadas 3.849 entre julho e outubro.

Em outubro, última atualização da base de dados, a Região Sul Fluminense apresenta saldo de 2.505 empregos, com destaque para o setor de “Serviços”, que recuperou 1.027 postos; e “Indústria e Construção”, com 903 novas contratações. A classe econômica de “Instalação de Máquinas e Equipamentos Industriais”, sozinha, somou 492 novos empregos.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Também está sendo disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

Por Leandro Eiró | Assessor de imprensa