MDB manda sinais de que, sem Baleia Rossi, bancada apoiará Arthur Lira para presidir a Câmara

Integrantes da cúpula do MDB já avisaram que, sem a candidatura do líder Baleia Rossi (SP) ao comando da Câmara, a maioria da bancada de 34 deputados deve embarcar na candidatura do líder do PP e do Centrão, Arthur Lira (AL).

O recado foi dado nesta sexta-feira (11) a dirigentes de partidos de centro. Isso porque o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), passou a defender internamente que o grupo lance a candidatura de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Lideranças do PT também defendem o nome de Aguinaldo Ribeiro. Nesse caso, a bancada petista de mais de 50 deputados votaria em peso no deputado paraibano.

Apesar disso, dirigentes do MDB já deixaram claro que a única forma de “segurar” os votos da bancada seria com o lançamento do nome de Baleia Rossi.

A disputa na Câmara pode, inclusive, afetar a sucessão na presidência do Senado. Emedebistas alertam que, se Baleia não for candidato, o MDB se aliará ao PP no Senado para enfrentar o nome do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) – que virou prioridade do DEM.

Depois que Maia manifestou preferência pelo nome de Aguinaldo Ribeiro, Baleia tem ficado mais recluso. Segundo o blog apurou, ele permaneceu em Ribeirão Preto nesta sexta-feira (11) e não participou de conversas que haviam sido agendadas em São Paulo.

Por Gerson Camarotti