PR anuncia apoio a Arthur Lira na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados

O partido Republicanos anunciou nesta quarta-feira (16) apoio à candidatura do deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.

Um dos principais articuladores do “Centrão”, Lira é aliado do presidente Jair Bolsonaro e anunciou a candidatura na semana passada.

Arthur Lira não deve contar com o apoio do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Isso porque o grupo de Maia articula apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) ou Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB). Os dois deputados não anunciaram candidatura.

O presidente do Republicanos é o atual vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Pereira. Segundo o líder do partido, Jhonatan de Jesus (RR), Rodrigo Maia vetou uma eventual candidatura de Marcos Pereira ao cargo máximo da Casa.

Com o apoio do Republicanos, cuja bancada é formada por 31 deputados, Arthur Lira já tem nove partidos em sua base de apoio: PL, PP, PSD, Solidariedade, Avante, PROS, Patriota e PSC.

Ao todo, as siglas somam 191 parlamentares na Câmara. O PTB, com 11 deputados, também deve se unir ao grupo.

Bloco de Maia

Mesmo sem a definição de qual candidato apoiarão, seis partidos já se juntaram a Maia para formar um novo bloco na Câmara dos Deputados a partir de 2021.

A estratégia do grupo, que reúne 147 deputados atualmente, faz parte da articulação para tentar eleger o novo nome que comandará a Câmara.

Para a composição da Mesa no próximo ano, porém, é considerado o número de deputados eleitos pelos partidos em 2018 – por este cálculo, o bloco de Maia tem 157 deputados.

O deputado Arthur Lira, candidato a presidente da Câmara — Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Por Elisa Clavery