Prefeito de São José dos Campos, SP anuncia novo secretariado com oito mudanças em São José; veja os nomes

O prefeito Felicio Ramuth (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (24) o secretariado que irá compor o seu próximo mandato em São José dos Campos. O elenco conta com oito mudanças em relação à administração atual, além de ao menos duas mudanças em fundações e autarquias.

Na apresentação, o prefeito aproveitou para agradecer os partidos que integraram a campanha. Os novos nomeados devem exercer a função entre 2021 e 2024.

TROCAS.

Entre as mudanças, Melissa Pulice deixa o Apoio Jurídico e Guilherme Luiz Belini, que estava na auditoria do Governo, assume a pasta.

Antero Alves Baraldo, que já foi secretário de Proteção ao Cidadão na gestão Felicio, assume o Apoio Social no lugar de Edna Tralli.

Na Educação, Cristine de Angelis deixa o cargo e Jhonis Rodrigues de Almeida Santos, que está na Fundhas, assume a função.

No esporte, Kátia Maria Riêra Machado se torna secretária no lugar de Paulo Sávio.

Na Gestão Administrativa e Finanças, assume Odilson Gomes Braz Júnior no lugar de José de Mello Corrêa.

Em Gestão Habitacional e Obras, Glaucio Lamarca Rocha, que estava no Instituto de Previdência, enfrenta o desafio no lugar de José Turano Júnior.

A Secretaria de Proteção ao Cidadão, antes chefiada por Devair Pietraroia, agora terá à frente Bruno Henrique dos Santos.

Mello, que estava na Gestão Administrativa, agora assume a Assessoria de Projetos Especiais, diretamente ligada ao Gabinete.

Dentre as mudanças nas fundações, a Fundhas terá George Zenha na chefia. Pietraroia, por sua vez, assume o Instituto de Previdência Municipal.

SEGUEM.

Anderson Farias, agora como vice-prefeito, segue na Governança. Alberto Alves, o Mano, também continua na Inovação e Desenvolvimento Econômico. Ricardo Minoru segue na Manutenção da Cidade e Paulo Guimarães, na Secretaria de Mobilidade Urbana. Danilo Stanzani Júnior continua na Saúde, assim como Marcelo Manara em Urbanismo e Sustentabilidade.

Na Urbam, segue José Nabuco e no Fundo Social, Vanessa Ramuth.

SECRETÁRIOS

Apoio Jurídico: Guilherme Luis Belini

O advogado de 43 anos nasceu em Campinas e mora São José dos Campos há 25 anos. É casado e tem duas filhas. Formado Bacharel em Direito pela Univap (Universidade do Vale do Paraíba, em 2002), começou a trabalhar no ano seguinte, construindo sua carreira jurídica. Na vida pública, Belini teve a oportunidade de contribuir como chefe do Jurídico da Urbam em duas ocasiões (jan/2010 a dez/2012 e jan/2017), secretário-adjunto de Administração e Finanças (jun/2017 a dez/2018) e auditor geral do Munícipio (fev/2019 a dez/2020).

Apoio Social ao Cidadão: Antero Alves Baraldo

O funcionário público estadual aposentado tem 51 anos, nasceu em Caraguatatuba e mora em São José dos Campos há 11 anos. Formado pela Academia de Polícia do Militar do Barro Branco (1997) e em Direito pela Univap (2003). É mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (2019) e mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos da PM (2016), entre outras especializações.

Antero foi secretário de Proteção ao Cidadão da Prefeitura de São José, de 2017 a 2019 e pediu exoneração após uma denúncia de assédio — hoje arquivada.

Educação e Cidadania: Jhonis Rodrigues de Almeida Santos

Ex-aluno da Fundhas, Jhonis tem 38 anos, nasceu em Ibitiúra de Minas (MG) e mora em São José dos Campos há 37 anos. É casado e tem três filhos. Formado em administração de empresas e negócios, com especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior, possui Licenciaturas em Pedagogia e Bacharel em Ciências Contábeis.

Jhonis Santos foi gestor em instituições de ensino públicas e privadas, diretor do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e presidente da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), nos últimos 2 anos.

Esporte e Qualidade de Vida: Kátia Maria Riêra Machado

Formada em Odontologia, Kátia tem 56 anos e é ex-jogadora de voleibol. Ela nasceu em Itajubá (MG) e mora em São José dos Campos há 56 anos. É casada e tem um filho.

Na área do esporte, participou de Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior defendendo São José por 10 anos. Com a equipe da AESJ foi vice campeã paulista juvenil em 1983. Atuou no jornalismo esportivo como entrevistadora no programa Hora do Esporte, da Rádio Eldorado, durante três anos.

É presidente do Panathlon Club São José dos Campos por 4 mandatos (em exercício), por meio do qual encaminhou sugestão ao poder público para a criação do Conselho Municipal de Esportes

Assessoria de Projetos Especiais: José de Mello Correa

Mello tem 60 anos, é casado, engenheiro elétrico, nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há 43 anos. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, de 2009 a 2012, na gestão do ex-prefeito Eduardo Cury. Foi presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos por dois mandatos. Também foi presidente do Lions Clube por dois mandatos. Atuou também como pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) e gerente de engenharia da Johnson & Johnson entre 1984 e 1994, de onde saiu para ser empreendedor.

No primeiro mandato do prefeito Felicio Ramuth, foi secretário de Gestão Administrativa e Finanças.

Gestão Administrativa e Finanças: Odilson Gomes Braz Júnior

O economista tem 49 anos, nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há 38 anos. É divorciado e tem três filhos. Graduado pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), tem pós-graduação em Análise Econômica pela FIPE/USP.

Atua na gestão pública desde 2001, tendo trabalhado nos governos dos ex-prefeitos Emanuel Fernandes e Eduardo Cury. Foi diretor financeiro da Fundhas na gestão do prefeito Felicio Ramuth.

Entre 2003 e 2012, empreendeu no setor gastronômico. Consultor econômico-financeiro, foi recentemente eleito delegado regional do Conselho Regional de Economia de São Paulo.

Gestão Habitacional e Obras: Glaucio Lamarca Rocha

Rocha tem 55 anos, é arquiteto, nasceu em Ubá (MG) e mora em São José dos Campos há 51 anos. É casado e tem um filho. Servidor público da Prefeitura de São José desde 1993, iniciou sua carreira como monitor na Secretaria de Transportes, chegando a secretário da pasta. De 2013 a 2016, trabalhou na Secretaria de Obras no Departamento de Edificações. De 2017 a 2020, foi o superintendente do Instituto de Previdência do Servidor Municipal. 

Proteção ao Cidadão: Bruno Henrique dos Santos

Guarda municipal concursado, Bruno tem 35 anos e nasceu em São José dos Campos. É casado e pai de dois filhos. Funcionário de carreira da Secretaria de Proteção ao Cidadão desde 2015. Possui formação em Gestão Pública e especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública.

Em 2017, atuou na Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças e, em 2018, na Secretaria de Governança, no Departamento de Gestão Estratégica. Em 2019, assumiu como diretor de Políticas Públicas para a Juventude, na Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida

Governança: Anderson Farias

Farias tem 45 anos nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há 26 anos. É casado e tem três filhos. Graduando em Gestão Publica.

Foi eleito vice-prefeito com prefeito Felicio Ramuth para o mandato de 2021 a 2024. Trabalha na Prefeitura desde 1999, quando o prefeito era o Emanuel Fernandes, sendo diretor de compras e Licitações da Saúde e da Administração. Trabalhou nos dois mandatos do prefeito Eduardo Cury, como secretário de Administração (2008) e de Transporte (2009 a 2012). Foi secretário de Governança na gestão anterior de Ramuth e acumulará o cargo no próximo mandato.

Inovação e Desenvolvimento Econômico: Alberto Alves Marques Filho

‘Mano’ tem 56 anos, é engenheiro naval, empresário, nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há 24 anos. É casado, pai de duas filhas e tem dois netos. Formado pela Escola Politécnica da USP, ele continuará à frente da pasta de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Nas gestões do ex-prefeito Eduardo Cury, foi secretário de Esportes e Lazer (2005-2008) e secretário de Educação (2009-2012). Ele também foi presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Manutenção da Cidade: Ricardo Minoru

O engenheiro civil tem 47 anos, nasceu em Taubaté e mora em São José dos Campos há 40 anos. É casado e tem um filho. Formado pela Univap (2000), possui pós-graduação em Gestão na Construção Civil (2005) e em Engenharia de Petróleo e Gás (2012), nas instituições Universidade Federal Fluminense e Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos.

Minoru terá a missão continuar no comando da Secretaria de Manutenção da Cidade. Na Prefeitura, nas gestões dos ex-prefeitos Emanuel Fernandes e Eduardo Cury, foi inspetor e diretor de Obras Públicas e coordenador de Planejamento e Obras da Secretaria de Educação.

Mobilidade Urbana: Paulo Guimarães

Guimarães tem 41 anos, é engenheiro civil e nasceu em São José dos Campos. É casado e tem dois filhos. Ele é pós-graduado em engenharia de custos, especialista em gestão e normatização de trânsito e MBA em mobilidade urbana. Possui mais de vinte anos de experiência no setor público e em projetos relacionados à mobilidade urbana e segurança no trânsito, atuando na gestão de equipes operacionais e de alto desempenho.

Servidor de carreira da Prefeitura de São José dos Campos, já atuou como Diretor Técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária, e atualmente exerce a função de Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, onde continuará comandando a pasta. Membro da Câmara Temática de Educação e Saúde para o Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito, é Vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana.

Saúde: Danilo Stanzani Júnior

Stanzani tem 49 anos, é cirurgião geral, nasceu em São José dos Campos, é casado e tem dois filhos e um neto a caminho. Formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá (1994), é mestre em ciências da saúde pela Unifesp e possui MBA Executivo em gestão em saúde pela FGV. Foi diretor de atenção ao paciente dos hospitais Luzia Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, e Hospital Geral de Guarulhos, entre 2014 e 2017.

Danilo é cirurgião geral da rede municipal de Saúde desde 2000. Foi secretário de Saúde na gestão do ex-prefeito Eduardo Cury entre maio de 2011 a dezembro de 2012 e diretor geral do Hospital de Clínicas Sul, na gestão do prefeito Felicio. Em 2018, foi convidado a assumir a Secretaria de Saúde novamente e, desde então, vem conduzindo a política de saúde do município para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Urbanismo e Sustentabilidade: Marcelo Manara

Manara tem 55 anos, é engenheiro agrônomo, nasceu em Taubaté e mora em São José dos Campos há 29 anos. É casado e tem dois filhos.

Formado pela Unitau (Universidade de Taubaté, em 1987) e pós-graduado gestão ambiental pela Unicamp (1997). Foi assistente técnico do Ministério Público (2005-2012). Como Secretário Municipal de Urbanismo e Sustentabilidade coordenou os trabalhos para o novo Plano Diretor, novo zoneamento, negociou os licenciamentos ambientais da Via Cambui, Arco da Inovação e Linha Verde e implantou importantes projetos como o OBSERVA e ARBORIZA SJC. Sob o seu comando, a Sala do Empreendedor atingiu recorde nacional para abertura de empresas em menos de 24h. Manara continuará como o gestor da pasta.

FUNDAÇÕES

Urbam: José Nabuco

O engenheiro eletrônico tem 59 anos, nasceu em Campo Grande (MS) e mora em São José dos Campos há 55 anos. É separado e tem um filho.

Graduado em Engenharia Eletrônica pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), com mestrado iniciado no ITA (Instituto Tecnológicos de Aeronáutica), MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduado pela Unitau (Universidade de Taubaté) e Especialização em Gestão pela Qualidade. Ele já participou como gerente em diversos projetos de grande porte, em empresas como a Avibras, Cia Siderúrgica de Tubarão, Embraer, Rhodia, Directnet e foi diretor de operações do Ipplan (Instituto de Pesquisa Operações e Planejamento). Atuou como CEO de Empresa de TI e como Diretor Industrial em Fábrica de Manufatura.

Atualmente, ele já é diretor presidente na Urbanizadora Municipal.

Fundhas: George Zenha

Zenha tem 31 anos, é administrador de empresas, nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há 16 anos. É casado e o mais jovem integrante da nova equipe de gestão do prefeito Felicio Ramuth.

Administrador de Empresas e com MBA em Gerente de Projetos pela FGV, foi diretor de Apoio ao Trabalhador, diretor de Políticas de Saúde e coordenou o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à covid19 no primeiro mandato do prefeito Felicio Ramuth. Atualmente é diretor da Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José dos Campos em seu segundo mandato, foi delegado brasileiro no Congresso Mundial de Juventude na África do Sul em 2010, presidente da Juventude do PSDB entre 2012 e 2017, presidente da ACI Jovem entre 2013 e 2016 e trabalhou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo entre 2015 e 2016.

Fundo Social: Vanessa Ramuth

Primeira-dama, Vanessa tem 43 anos, é empresária, nasceu em São José dos Campos e tem uma filha. É presidente do Fundo Social de Solidariedade desde 2017. Atuante no Terceiro Setor, desenvolveu ações como o Centro de Distribuição, onde se concentram todos os produtos de entrega e retirada de doações em São José dos Campos; o Sistema Gestor de Solidariedade (SGS), que dá transparência às atividades; os Cursos de Capacitação para pessoas em vulnerabilidade social; e o Dia de Doar, estimulando a solidariedade entre a população.

Instituto de Previdência: Devair Pietraroia

Pietraroia tem 52 anos, é servidor de carreira da Guarda Civil Municipal, nasceu em Jesuíta e mora em São José dos Campos há 42 anos. É casado e tem duas filhas. Formado em Gestão em Segurança Pública, pela Unisul (Universidade Sul Catarinense) e pós-graduado em Gestão Governamental e Responsabilidade fiscal.

Entrou na Prefeitura Municipal de São José dos Campos em agosto 1992, tendo hoje 28 anos trabalhados. Sua primeira função foi como inspetor Regional da Guarda Civil Municipal, exerceu o cargo de Comandante da Guarda Civil Municipal até o início de 2019.

Em 2019, foi convidado a exercer o cargo de secretário de Proteção ao Cidadão onde permaneceu até dezembro de 2020.

Foto: Thaís Leite

Por O Vale