Prefeito eleito em Taubaté, SP promete doar salários para entidades assistenciais

O prefeito eleito de Taubaté, Saud (MDB), afirmou que vai doar os salários como chefe do Executivo para entidades assistenciais da cidade. O emedebista vai assumir a prefeitura em janeiro de 2021.

O salário de prefeito em Taubaté é de R$ 18.616,83. Segundo Saud, ele vai fazer mensalmente doações do valor para entidades da cidade.

“Não vim para tirar dinheiro, salário da prefeitura. Deus já me deu muito na cidade. Está na hora de fazer essa volta. Sei que tem muitas entidades que precisam. Quero ser parceiro da comunidade, funcionário da população”, afirmou Saud.

Em entrevista, Saud afirmou que o compromisso vale para os quatro anos de mandato. O primeiro salário, segundo ele, deve ser destinado ao Lar São Francisco, que enfrenta dificuldades financeiras.

“Esse dinheiro não vai mudar a minha vida, mas muda a de muitos dentro de entidades que ajudam. Não tenho duvida que vai ser melhor empregado lá do que na minha mão”, disse.

Secretariado

Apesar de ter dito após a vitória nas urnas que não iria nomear secretários em um primeiro momento para economia aos cofres públicos, o emedebista informou que deve iniciar o mandato com Capitão Souza (PRTB) na segurança pública.

Souza concorreu à prefeitura de Taubaté nas eleições e ficou em quarto lugar no pleito. No segundo turno, ele apoiou Saud na disputa.

Saud tambem escolheu a servidora Gabriela Antônia para comandar a Secretaria de Educação. A vice de Saud, Adriana Mussi, deve assumir cargo no governo também. O nome dela já era dado como certo por Saud desde a vitória em 2° turno.

“As demais pastas serão tocadas por servidores que eu já conheço. Só depois de 100, 180 dias devemos nomear secretários”, explicou.

Vitória em 2° turno

Saud foi eleito, em segundo turno, prefeito de Taubaté (SP) para os próximos quatro anos. Ele teve 92.770 votos (65,01% dos votos válidos), ante 49.942 votos de Loreny – o que representa 34,99% dos votos.

A vitória de Saud nas urnas quebra um ciclo de oito anos de gestão tucana na cidade, que já havia se confirmado após o candidato apoiado pelo atual prefeito Ortiz Júnior (PSDB), ficar em terceiro nas urnas no 1° turno.

Além de Saud e Loreny, também disputaram as eleições em Taubaté os candidatos Capitão Souza (PRTB), Chico Oiring (PSC), Dodô (PTC), Eduardo Cursino (PSDB), Fabiano Vanone (Podemos), Professor Ronaldo (PSOL), Professor Fernando Borges (PCdoB) e Salvador Khuriyeh (PT).

Perfil

O novo prefeito tem 57 anos e é empresário. Ele é formado em física e engenharia civil e já dirigiu a Associação Comercial de Taubaté. A vice é Adriana Mussi, presidente do Conselho Tutelar da cidade.

Essa foi a segunda vez que Saud concorreu ao cargo de prefeito. Em 2016, ele ficou em 3° lugar na disputa eleitoral, quando recebeu 23.742 votos.

O emedebista teve experiência em cargo público em 2013, quando ocupou o cargo de secretário de Turismo e Cultura na gestão de Ortiz Júnior. Ele pediu demissão com a alegação de que iria se dedicar a projetos especiais.