Prefeitura de Ilhabela não realizará festividades no fim de ano e descarta fechamento da balsa

O município também não emitirá alvará para quaisquer eventos em área pública, só serão autorizados eventos em espaços que possuem alvará de funcionamento padrão.

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, assinou na tarde dessa sexta-feira (4), o decreto 8.316/2020, que cancela os eventos festivos de fim de ano, previstos no Calendário Oficial de eventos. Gracinha reafirma o compromisso de manter a retomada econômica e de não fechar a balsa.

“Muitos estão falando no fechamento da balsa, mas ela permanecerá aberta. Estamos seguindo todas as recomendações do comitê da Saúde, que assim como eu, está preocupado com a crescente demanda do turismo desde o mês de julho, a ocupação hoteleira tem se igualado ao período do carnaval”, declarou a prefeita.

Alvará para eventosA prefeita assinou também, o decreto 8.315/2020, que suspende a concessão de autorização ou alvará para quaisquer eventos em área pública, a exemplo de festas, shows e similares.

As autorizações ou alvarás já expedidos e em vigor nesses contextos, ficam imediatamente revogados.Os eventos sociais serão permitidos em espaços que têm alvará de funcionamento padrão, desde que respeitem os protocolos sanitários incluindo a ocupação de 40%, com lugares marcados nas mesas e sem pista de dança.

O município irá reforçar a fiscalização e orientação com relação aos protocolos sanitários. Além disso, busca um consenso entre as cidades do Litoral Norte, com relação às outras medidas como ocupação dos restaurantes e horário de encerramento do comércio.BalsaUm dos principais receios dos comerciantes da cidade era o fechamento da travessia.

“Não é adequado o fechamento da cidade novamente, dado que o prejuízo econômico nesta hora não poderá ser compensado, nem pelas medidas do Governo Federal que está acabando nem por medidas municipais, já que não conseguimos a aprovação da Câmara para a prorrogação dos auxílios”, ressaltou a prefeita.

Dados Covid: Até o momento, Ilhabela tem 2.354 casos confirmados para COVID-19. Destes, 2.169 já estão recuperados, o que corresponde a 92,6 % do total.

O município tem a menor taxa de letalidade do Litoral Norte. Os dados satisfatórios divulgados pela Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo é um conjunto de fatores, dentre eles a condutas médicas que estão à luz da ciência, tanto na atenção básica (UBSs) quanto no Hospital Mario Covas Junior, pautadas pelas mais novas evidências científicas disponíveis na literatura médica.

Apesar dos dados positivos, há um crescente número de pessoas circulando na cidade, que não seguem os protocolos básicos: distanciamento, uso de máscaras, lavagem constante das mãos ou uso de álcool gel.

Nas últimas 24h, houve um aumento de 96 casos confirmados, além desse dado, 13 pacientes estão internados no Hospital Municipal Mário Covas e três internados no Hospital Regional de Caraguatatuba.