Bebê é transferida de São Lourenço para Hospital Biocor em Belo Horizonte

A recém-nascida estava sob os cuidados da equipe da UTI Neo do Hospital São Lourenço e foi transferida por transporte aéreo

Após 12 dias recebendo toda a assistência da equipe da UTI Neonatal do Hospital São Lourenço, ontem, 05/01, pela manhã uma recém-nascida, portadora de rara complicação cardíaca, precisou ser encaminhada ao Hospital Biocor, em Belo Horizonte – por transporte aéreo.

Seguindo todos os protocolos de segurança, os profissionais do Hospital São Lourenço prepararam a bebê e a entregaram aos cuidados da equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – que, de ambulância, transportou a RN até o estádio (campo) do Esporte Clube São Lourenço, seguindo viagem para BH pelo helicóptero Arcanjo (Samu/Corpo de Bombeiros).

“A neonata foi diagnosticada, pelo cardiologista do Hospital Dr. Frederico Khachikian, com cardiopatia congênita complexa e, assim, havia a necessidade de transferência para uma instituição especializada na área cardíaca, como é o caso do Biocor”, explicou a neonatologista e coordenadora da UTI Neo do Hospital, Dra. Fátima Maltoni. Segundo a médica, a paciente tem uma interrupção do arco aórtico (artéria aorta), associada a outros problemas no coração. “Isso prejudica a circulação sanguínea renal e a irrigação do intestino, pois a aorta é a artéria que irriga todo o corpo”, explicou a Dra. Fátima.

“Que a neonata tenha pleno sucesso nos procedimentos no Biocor”, deseja a equipe do Hospital São Lourenço e todos nós.

Informações e fotos: Hospital São Lourenço