Ex-deputado Bonifácio Andrada é sepultado após missa e cortejo em Barbacena, MG

Ex-deputado Bonifácio Andrada é sepultado em Barbacena — Foto: Vagner Tolendato/G1
Foto: Vagner Tolendato

O ex-deputado federal por Minas Gerais, Bonifácio Andrada, foi sepultado na tarde desta quarta-feira (6), em Barbacena, após um cortejo e uma missa restrita aos familiares. Natural do município, o político estava internado em um hospital de Belo Horizonte desde o dia 16 de dezembro e morreu nesta terça-feira (5) por complicações da Covid-19.

De acordo com a TV Integração, que acompanhou toda a cerimônia, o corpo de Bonifácio Andrade chegou da capital mineira por volta das 13h. Logo em seguida, às 13h30, amigos e familiares participaram de uma missa na Basílica de São José.

Celebração em homenagem ao ex-deputado Bonifácio Andrada em Barbacena — Foto: Vagner Tolendato/G1
Foto: Vagner Tolendato

Já às 14h30, foi iniciado um cortejo pelas principais ruas de Barbacena. O corpo do político, que estava em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros, passou, por exemplo, pela Praça dos Andradas, no Centro da cidade.

Por fim, o sepultamento começou por volta das 15h40 e terminou às 16h, no Cemitério da Boa Morte. Estiverem presentes os filhos, entre eles o deputado federal Lafayette Andrada e o ex-prefeito de Barbacena Toninho Andrada.

Corpo do ex-deputado Bonifácio Andrada foi sepultado em Barbacena — Foto: Vagner Tolendato/G1
Foto: Vagner Tolendato

Bonifácio Andrada

Bonifácio Andrada durante atividades parlamentares — Foto: Redes Sociais/Reprodução
Foto: Redes Sociais/Reprodução

Bonifácio José Tamm Andrada deixou a mulher e oito filhos. Ele foi parlamentar federal durante 40 anos, até janeiro de 2019, e o político que ficou mais tempo em exercício no país. Foram 15 mandatos eletivos e 60 anos de atividade parlamentar.

Ele foi advogado, jornalista, cientista político, doutor em direito público, professor universitário e político. Era reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), instituição que criou há 57 anos, além de presidente da Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (Funjobe) – entidade mantenedora da Faculdade de Medicina de Barbacena também criada por ele, e Provedor da Santa Casa de Misericórdia da cidade.

Por Caroline Delgado e Vagner Tolendato