Governo anuncia troca de secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais

O governo de Minas Gerais anunciou, nesta segunda-feira (25), que vai trocar o responsável pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O ex-procurador de Justiça Rogério Greco assume como secretário da pasta no lugar do general da reserva Mario Lucio Alves de Araujo.

Ainda segundo o comunicado, o novo secretário vai tomar posse no dia 1º de fevereiro. No mesmo dia, Wagner Pinto de Souza deixará a chefia da Polícia Civil de Minas Gerais, “a pedido”.

Em troca de mensagens nas redes sociais, general Araujo relatou a colegas da pasta que ficou sabendo da saída em uma reunião com Romeu Zema (Novo) nesta manhã. Os próximos dias serão dedicados ao processo de transição.

“Agradeço muitíssimo a contribuição de todos da Sejusp e da confiança do senhor governador em mim depositada no período em que estive à frente da secretaria. Boa sorte a todos e que sejam muito felizes”, disse.

O novo secretário

De acordo com o governo, Rogério Greco tem 57 anos e foi procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) durante 30 anos.

Ele é pós-doutor pela Universidade de Messina, na Itália; doutor pela Universidade de Burgos, na Espanha; e mestre em Ciências Penais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com obras publicadas, Greco também é professor e formado em combate ao crime organizado transnacional e redes ilícitas nas Américas pela National Defense University.