Idosos e funcionários de Casas de Repouso começam a receber vacina Coronavac em Caraguatatuba, SP

Divulgação/PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (25) a aplicação da 1ª dose da vacina Coronavac nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

De forma simbólica, a administração municipal esteve presente no Instituto Pró+Vida, localizado na região central de Caraguatatuba.

Na ocasião, os residentes Mauro Teófilo, Antônio Carlos Gouvêa, o enfermeiro Jeferson Cirilo e a fisioterapeuta Erika Trunkl, representaram os idosos e profissionais de todas as instituições da cidade e foram imunizados.

De acordo com a equipe da Saúde, em torno de 350 unidades da vacina foram destinadas para os asilos e serão aplicadas em todos os idosos residentes e profissionais que trabalham nos locais.

Ao todo, a cidade de Caraguatatuba contém seis instituições de longa permanência, sendo elas, Pró+Vida, Casa de Repouso Convívio Lazer e Amparo à Melhor Idade, Oásis Residencial da 3ª Idade, Residencial de Bem com a Vida, Vila Vicentina e Jardim do Éden.

Segundo a administração municipal, as unidades da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), destinadas para as instituições, são suficientes para serem aplicadas em todos os residentes e funcionários das casas de repouso em Caraguatatuba.

“Eu fiquei um pouco ansioso quando me avisaram que eu iria tomar e aceitei sem titubear. Agora o que consigo sentir é apenas felicidade, graças à vacina venceremos essa pandemia”, diz Antônio Carlos Gouvêa, de 62 anos, residente do Pró+Vida.

Como explica Jeferson Cirilo, médico do Pró+Vida, a vacina é de extrema importância, dando uma maior segurança para os residentes do instituto.

“A vacina nos da uma nova esperança e uma renovação. Além de tudo isso, nos proporciona uma segurança de vir aqui trabalhar com os idosos, sem o perigo de transmitir a Covid-19 para eles”, explica Cirilo, enfermeiro do Pró+Vida.

Para o prefeito Aguilar Junior, o início da vacinação é um grande passo para Caraguatatuba vencer a pandemia e salientou o foco de suas ações desde o início da Covid-19.

“Desde março de 2021, eu tive apenas um objetivo, salvar vidas. Todas as minhas iniciativas e trabalhos foram voltadas neste pensamento. O início da vacinação em Caraguatatuba é um grande passo para o município”, disse.

Por Radar Litoral