MP e Corregedoria deflagram operação que investiga envolvimento de PMs em tráfico de drogas em São José dos Campos, SP

O Ministério Público e a Corregedoria da Polícia Militar deflagraram nesta sexta-feira (8) uma operação que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que seria formada por policiais militares e traficante de drogas na região sul de São José dos Campos.

De acordo com o MP, a operação busca cumprir 25 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Auditoria da Justiça Militar do Estado.

As investigações tiveram início com a instauração de inquéritos policiais militares pelo 46ª Batalhão e contaram com interceptações telefônicas. Nelas, teriam sido evidenciados indícios de crimes praticados por policiais que favoreciam traficantes de drogas no bairro Campo dos Alemães.

O MP apontou ainda que houve, com autorização judicial, compartilhamento de provas para que o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate do Crime Organizado) passasse a investigar a participação dos traficantes de drogas identificados pelas provas produzidas nos respectivos IPMs.

A operação contou com a participação de promotores de Justiça, 119 policiais militares da Corregedoria da PM e 111 policiais militares do Batalhão de Choque da PM.

Em nota, a Polícia Militar disse que possui uma Corregedoria que, além de investigar e proteger policiais, caracteriza-se pela sua proatividade no trabalho de fiscalização, seja pelas ações da Patrulha Disciplinar Ostensiva, seja por meio de ações de fiscalização como as executadas em São José dos Campos.

“Tais ações de fiscalização, portanto, sempre existiram e continuarão a ser feitas, com foco no fortalecimento da disciplina e na correção de atitudes. Trabalhos como estes garantem a qualidade dos trabalhos da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, diz nota.

A reportagem também buscou a SSP (Secretaria de Segurança Pública) e aguarda retorno.

Por OVALE