SAAE de São Lourenço planeja limpeza dos reservatórios do sistema de abastecimento

O objetivo é retirar as incrustações de sólidos e calcários que provocam alteração no aspecto de qualidade da água.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço iniciou o planejamento para lavar os nove reservatórios que compõem o sistema de abastecimento da cidade. O objetivo é retirar as incrustações de sólidos e calcários que provocam alteração no aspecto de qualidade da água.

Mesmo sem uma data definida para começar, a previsão é que o início dos trabalhos aconteça em cerca de 30 dias, após o feriado do carnaval e em três etapas. Os reservatórios que compõem o sistema estão localizados na Estação de Tratamento de Água (ETA), na unidade do SAAE do bairro Vila Nova, Jardim das Acácias, São Francisco, dois no bairro Carioca, dois no Solar dos Lagos e Cohab.

A primeira etapa da limpeza ocorrerá na ETA e Vila Nova. Esses reservatórios são os primeiros que recebem a água logo após o tratamento e antes de ser distribuída para os demais.

De acordo com o engenheiro e presidente do SAAE, Hemerson Jader Cunha, a primeira etapa vai interromper o abastecimento de toda a cidade. “A primeira etapa do tratamento vai interromper o abastecimento da cidade, pois vamos precisar parar o tratamento e distribuição de água. A água é captada e tratada na ETA e depois enviada para a unidade da Vila Nova para que seja distribuída para os demais reservatórios e imóveis da cidade. A partir da segunda etapa, os desabastecimentos ocorrerão somente nos bairros atendidos pelos reservatórios”, disse o presidente, que também é técnico da autarquia.

Segundo Hemerson, a formação dessas incrustações de sólidos e calcários são comuns nos canos que compõem a rede de abastecimento. “Nas rotinas operacionais do sistema de abastecimento acontecem paralisações, seja por falta de energia em instalações de bombeamento ou por rompimento de tubulações, que causam esvaziamento dos canos. Quando retomado o abastecimento, essas incrustações se desprendem e são arrastadas para as pontas de rede e para os reservatórios. Nos reservatórios, o material decanta no fundo e, quando reposto o nível d’água, chega até a casa das pessoas”, explicou Hemerson.

A segunda etapa será nos reservatórios do Jardim das Acácias e São Francisco. O reservatório do Jardim das Acácias atende os bairros Serra Azul, Paraiso, Alto da Federal (entorno da rodoviária), Alto São Francisco, o bairro onde está instalado, entre outros. Já o reservatório São Francisco abastece os bairros Estação, Nossa Senhora de Lourdes, Mirante, Barreiro, casas populares, loteamento São João, Santa Maria, entre outros.

Já a terceira etapa da ação de limpeza vai abranger os dois reservatórios do Carioca, Solar dos Lagos e Cohab. Os reservatórios do Carioca, com capacidade total de 820 mil litros, atendem os bairros Carioca, São Lourenço Velho Canaã, Topomóvel e Via Ramon.

Os reservatórios do Solar dos Lagos, com capacidade total de 600 mil litros, abastecem o Solar dos Lagos, Porta do Céu, Vale dos Pinheiros, São Matheus, Santa Mônica, Santa Mônica II, Serra verde, Lagoa Seca e Palmela. 

Já o reservatório da Cohab, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, abastece a Cohab, Novo Horizonte, Casas Populares, São João e Santa Maria.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Fonte:Comunicação/ SAAE