Ubatuba instala Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba informou que, a partir desta segunda-feira (18), o pronto atendimento que funciona no prédio da Cícero Gomes passa a atender exclusivamente os casos de síndromes gripais e detecção precoce da Covid-19.

A decisão foi anunciada na reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise frente à Covid-19, realizada na tarde de quinta-feira (14), com a participação de representantes de diferentes secretarias e da prefeita Flavia Pascoal (PL).

A mudança se deve ao aumento dos casos confirmados de Covid-19 no município, ao incremento do volume de atendimentos da Santa Casa por conta do verão e à necessidade de otimizar o trabalho das equipes da saúde. Segundo o boletim dessa data, Ubatuba já tem um total de 3.207 casos confirmados de Covid-19, dos quais 52 foram a óbito.

O Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 (CAE) Cícero Gomes funcionará diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7 às 19 horas. O endereço é rua Batista de Oliveira, 199 – Centro e a entrada é pela av. Prof. Thomaz Galhardo. Serão atendidas no CAE somente pessoas com sintomas gripais.

A Santa Casa de Ubatuba, no Centro, e o Pronto Atendimento (PA) da Maranduba, na região sul, também continuam a fazer o atendimento de emergência 24 horas.

Para outras queixas emergenciais, os pacientes deverão se dirigir às unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em seu bairro de origem, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Unidade de apoio diagnóstico

A Vigilância em Saúde informa também que continua em funcionamento o posto de coleta para realização de exames diagnósticos da Covid-19 (PCR ou teste rápido sorológico) dos pacientes, localizado na avenida Dona Maria Alves, 1196 – Centro.

A unidade atende pacientes agendados pelas unidades de saúde, pelos pronto atendimento (PA) ou pela Santa Casa que estão fora do período oportuno para coleta.

Foto: PMU