Centro de Tratamento da Covid-19 em Itatiaia começa a funcionar na segunda-feira, dia 1

A implantação do primeiro Centro de Tratamento da Covid-19, montado pela Prefeitura para atender pacientes com suspeitas ou infectados pelo novo coronavírus está na reta final. A Unidade, de 200m² foi erguida no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia  e a previsão é que seja finalizada nesta sexta-feira, dia 26. 

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, no momento os profissionais que atuam na implantação do Centro estão trabalhando na ligação da rede de distribuição gás e do ar condicionado. O início do funcionamento da unidade está previsto para acontecer na próxima segunda-feira, dia 1º de março. 

Dos 15 leitos que serão abertos, 10 são de baixa complexidade ( enfermarias)  e 5 leitos ,com respiradores, serão disponibilizados para estabilização de pacientes de alta complexibilidade (sala vermelha). O  objetivo da unidade é fazer o primeiro atendimento e a triagem dos pacientes com síndromes respiratórias, e receber aqueles com sintomas da Covid-19. 

O primeiro Centro de Tratamento Covid-19, foi erguido em estrutura modular. O espaço conta com  piso vinílico, que confere ao espaço um aspecto de limpeza e também terá mobiliário, entre outros equipamentos adequados ao atendimento de forma a oferecer  mais comodidade para pacientes e profissionais de saúde.  

No Centro, os pacientes serão atendidos por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, entre outros profissionais. 

Com o início do funcionamento da Unidade, a Tenda de Síndromes Respiratórias, onde atualmente são realizados os atendimentos, será retirada permitindo assim a continuidade das obras no Hospital Municipal, como na lateral  da maternidade, que estavam paralisadas. 

Saúde aguarda vacinas para divulgar novo calendário 

O Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu, nesta segunda-feira (22) 240 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Butantan, enviadas pelo Ministério da Saúde.  

De acordo com o setor, uma parte desta remessa será utilizada para garantir a imunização de 100% dos funcionários do Hospital Municipal, dos idosos acima de 80 anos, acamados que não fazem parte do Programa Melhor em Casa, dos motoristas de ambulância e outra para acrescentar na segunda dose dos idosos acima de 80 anos.  

Nesta terça-feira (23), a equipe de imunização esteve no Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI) para realizar a segunda dose da vacina dos pacientes psiquiátricos. De acordo com a coordenadora do setor, Andréa Millen Penedo, a campanha e o calendário dos grupos vão avançar conforme a chegada das vacinas, enviadas pelo Ministério da Saúde. Vamos seguir com muita transparência em todas as ações – relatou.  

Andrea alerta ainda sobre uma informação falsa, que tem circulado pelas redes sociais envolvendo um calendário de vacinação de idosos contra a Covid-19. A fake news repassa informações sobre uma fase de imunização que ocorreria no mês de março, entre as idades de 74 a 55 anos.  

A coordenadora orienta que as pessoas se informem sobre a vacinação nos sites ou canais oficiais da Prefeitura. “Esse calendário que está circulando é falso. Todo o nosso esquema de vacinação, com os devidos grupos prioritários é divulgado no site da Prefeitura de Itatiaia, nas redes sociais oficiais. As unidades básicas de saúde, e também a própria Secretaria de Saúde podem repassar informações verídicas à população. Pedimos que as pessoas não compartilhem o que não é oficial”.