Em comemoração ao mês das mulheres, projeto STEAM Girls realiza evento virtual para inspirar meninas

Objetivo é estimular interesse em carreiras ligadas às Ciências Exatas

STEAM Girls é um projeto da Fundação ArcelorMittal que busca inspirar e despertar o interesse de meninas para carreiras nas áreas STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Artes, Engenharias e Matemática). De acordo com dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), menos de 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres. 

Encerrando o calendário de celebração do Mês das Mulheres, a ArcelorMittal promove, no dia 23 próximo, uma experiência virtual. A ação é voltada para filhas de empregados e meninas das comunidades, entre 13 e 18 anos. Para participar, as interessadas deverão se inscrever por meio do link https://bit.ly/STEAMGIRLS2.

O evento contará com a participação de várias mulheres que ocupam posição de destaque na ArcelorMittal, além de Anna Luísa Beserra, fundadora da startup de impacto socioambiental reconhecida pela ONU: “Safe Drinking Water for all – SDW”. As convidadas irão compartilhar suas experiências, como forma de inspirar e motivar as jovens (veja programação abaixo).

“Cada vez mais se reconhece que o acesso igualitário de homens e mulheres às mesmas oportunidades tem grande impacto no desenvolvimento da sociedade.

A proposta do programa STEAM Girls é aumentar a participação feminina também nesse campo, em que as mulheres ainda são uma ampla minoria”, diz Paula Harraca, presidente da Fundação ArcelorMittal. 

Para 2021, o projeto STEAM Girls prevê uma programação com ações virtuais, produção audiovisual (websérie em 8 capítulos), publicação de livro, formação de multiplicadores e uma experiência itinerante presencial, imersiva e inovadora. 

PROGRAMAÇÃO – 23/03

18h – Abertura: Francieli Scatolin – Programa de Diversidade e Inclusão

18h05 – Apresentação da programação. Deborah De Mari – Força Meninas 

• 18h15 – Fala menina inspiradora – Anna Luísa Beserra, fundadora da startup de impacto socioambiental reconhecida pela ONU: “Safe Drinking Water for all – SDW“. 

• 18h25 – Fala sobre a experiência de ser uma mulher na área técnica na ArcelorMittal. Marcia Spelta – Gerente Técnica do Processo de Produção de Aço da ArcelorMittal Tubarão. 

• 18h35 – Atividade: Força Meninas

• 18h45 – Fala sobre a experiência de ser uma mulher na tecnologia e o trabalho na ArcelorMittal – Kelly Teixeira – ArcelorMittal Sistemas. 

• 18h55 – Fala sobre a experiência de ser uma mulher na engenharia e o trabalho na ArcelorMittal – Tatiana Nolasco – ArcelorMittal Sul Fluminense. 

• 19h05 – Perguntas. Moderação: Deborah – Força Meninas

19h25 – Encerramento

Por Maria Clara Naves | Assistente de Comunicação e Investimento Social