Onça-parda é vista nas matas em Aiuruoca

A redação recebeu um vídeo de um felino que percorre matas de Aiuruoca. A onça-parda, conhecida por suçuarana, foi vista por moradores da região dos Bairros da Guapiara e Cangalha e causou atração em nossas redes sociais.

O animal foi registrado nos últimos dias e causou alegria em muitos. Sabemos que o animal é típico da Mata Atlântica, e já ocorreu relatos de encontros de moradores com as suçuaranas, especialmente os residentes na zona rural.

A suçuarana é considera uma animal do topo da cadeia alimentar o que traz um significado positivo, que outras espécies estão na região, dando destaque a preservação do ambiente.

O destaque do vídeo é demostrar que a biodiversidade está presente na localidade, e demonstra todo o trabalho de preservação e cuidado. Em contato com o empresário Antonio Carlos Castellani, o mesmo conta sobre o trabalho realizado em sua propriedade com o cuidado quanto à preservação. “A sustentabilidade é a ação que procura devolver o equilíbrio à Terra e aos ecossistemas para que a Casa Comum possa continuar habitável e para que possamos salvas a vida humana e nossa civilização. Atender as necessidades da geração presente e das futuras, de tal forma que os bens e serviços naturais sejam mantidos e enriquecidos em sua capacidade de regeneração, reprodução e coevolução”, é o dizer que traduz um pouco dos ideais da localidade.

“Quanto a onça, ficamos emocionados porque é uma demonstração de nosso cuidado com o meio ambiente e da diversidade que possuímos”, informa o empresário que menciona que o vídeo foi em sua fazenda.

O trabalho e compromisso com a natureza é visto na localidade, que em maio do ano passado realizou um Relatório da biodiversidade das RPPNS (Reserva Particular do Patrimônio Natural Nascentes) do Aiuruoca, além do monitoramento da fauna silvestre no período de 1 ano, com registro de diversas espécies

.