Prefeitura de Bragança Paulista, SP usa drone para flagrar aglomeração em chácara na zona rural

Com drone, guarda encontrou grupo de São Paulo em imóvel na cidade. Drones vão sobrevoar chácaras, sítios e casas de festa para fiscalizar eventos clandestinos.

Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal

A guarda municipal de Bragança Paulista flagrou uma aglomeração em uma casa de veraneio neste sábado (20). De acordo com a prefeitura, o flagrante foi feito com o uso de um drone que sobrevoava a região e percebeu o grupo. A gestão está usando o equipamento como reforço para a fiscalização de descumprimento das regras de isolamento social e fase emergencial.

Segundo a prefeitura, o flagrante aconteceu no bairro Menin no início da tarde. A guarda sobrevoava a área com drone, quando identificou o evento. No local, foi encontrado um grupo de São Paulo com dez pessoas que passava o feriado na cidade. Após a abordagem, o grupo foi dispersado.

Com os hospitais em capacidade máxima há um mês e com o índice de mortes por Covid-19 em alta, a prefeitura passou a usar drones neste sábado (20) para fiscalizar áreas de casas de veraneio, chácaras, sítios e espaços de evento. O objetivo da medida é evitar festas clandestinas, principalmente com a antecipação dos feriados na capital.

Além da medida, a prefeitura ainda incluiu fiscalização com bafômetro na saída dos bairros onde há maior número de casas de veraneio e intensificou as rondas na zona rural.

Colapso

A cidade atingiu 100% da capacidade de internação no dia 22 de fevereiro. Depois disso, chegou a abrir cinco novos leitos, mas a fila de espera era maior que o número. De acordo com a última atualização, a cidade tinha 16 pessoas aguardando por uma vaga com Covid-19, dentre elas 11 em estado grave.

No último fim de semana, um idoso que aguardava por um leito não resistiu e morreu. Sem vagas, quem precisa de internação é enviado para a central de regulação de vagas do estado, que tem mais de mil pessoas cadastradas aguardando por um leito.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, a cidade tem 11.137 casos confirmados com Covid-19 e 214 óbitos.