Segurança hídrica é tema de webinar na Firjan

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, federação debaterá nesta segunda-feira a importância da infraestrutura verde para preservação de mananciais

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro promove nesta segunda-feira (22/3), partir das 15h, o “Webinar Firjan – Infraestrutura Natural para Segurança Hídrica: Investindo em Natureza como Estratégia de Negócio”. Com a participação de especialistas, o debate abordará uma visão diferenciada sobre o tema, destacando que o setor privado precisa direcionar sua atenção à infraestrutura natural verde e preservação dos mananciais de água.

“Investir em infraestrutura verde para segurança hídrica, sem dúvidas, é uma alternativa inteligente, pois torna as indústrias mais resilientes aos eventos extremos, como secas ou enchentes, além de melhorar a qualidade e a quantidade de água disponível”, destaca o presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan, Isaac Plachta.

O empresário lembra que esta atuação reafirma o compromisso da Firjan com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente aos ODS 6 e 15 – “Água e Saneamento” e “Vida sobre a Terra” -, que visam assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água, além da proteção, recuperação e uso sustentável dos ecossistemas terrestres. “Faz parte do nosso propósito, enquanto federação, estimular as indústrias a investirem em soluções inteligentes, se antecipando a problemas socioambientais que estão por vir”, complementa Plachta.

Além do empresário, participam do webinar o gerente nacional de Águas da The Nature Conservancy (TNC), Samuel Barreto; a gerente de Gestão do Território e Informações Geoespaciais do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marie Ikemoto; e a coordenadora de Meio Ambiente e Energia da AmBev, Mariana Appel. A mediação será da analista Ambiental da federação, Lídia Aguiar. Os interessados podem assistir ao evento on-line por meio do link https://youtu.be/CUraDO8nPLk .

Sul Fluminense

O Cluster Automotivo Sul Fluminense promove, por meio da sua Subcomissão de Sustentabilidade, o evento “A Gestão da Água nas empresas do Cluster Automotivo Sul Fluminense”, também nesta segunda-feira, a partir das 14h, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=ATzxROpmOcE. Os palestrantes abordarão o conceito de reuso da água, além de expor as melhores práticas desenvolvidas nas indústrias automotivas. O encontro contará com a participação de sete empresas do segmento, uma gestora de resíduos, e a mediação do Gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron.

SERVIÇO – A Gestão da Água nas empresas do Cluster Automotivo Sul Fluminense

Data: 22/03

Horário: 14h às 16h

Programação:

Abertura: Adilson Dezoto – Presidente do Cluster Automotivo Sul Fluminense – VWCO

Mediador: Jorge Peron – Gerente de Sustentabilidade Firjan

Palestrantes:

•        Alexandre Tiengo – MA Automotive – Responsável pelo Sistema de Gestão HSE e Sustentabilidade

•        Marcos Arezo – Jaguar Land Rover – Gerente de Projetos Estratégicos e Sustentabilidade

•        Marcelo Felsemburgh – Nissan – Engenheiro Ambiental

•        Felippe Figueira – Nissan – Engenheiro de Automação

•        Miguel Rocha – Michelin – Responsável de Meio Ambiente

•        Maurício Lima – Stellantis – Técnico de Meio Ambiente

•        Wellington Carlos – VWCO – Engenheiro de Processos

•        Antonio Carlos Simões – CSN – Especialista em Meio Ambiente

•        Sergio Jaborandy – Opersan Resíduos Industriais – Gerente de Operação

Por Leandro Eiró | Assessor de imprensa