Cidades do Vale Histórico se unem para trazer Regional para Cruzeiro

Prefeitos da região se unem em apoio a Thales Gabriel reforçando pedido para trazer Hospital Regional para cidadeA instalação do Hospital Regional em Cruzeiro ganhou apoio irrestrito e oficial, de todas as cidades que compõe o Vale Histórico.

Na manhã desta última quinta-feira (29), prefeitos de 9 cidades, participaram de uma reunião com o Deputado Estadual Padre Afonso Lobato, em São José do Barreiro.

Na oportunidade, os políticos demonstraram apoio e união, para que seja concretizado o projeto de instalação em Cruzeiro, de uma unidade hospitalar para atender, a princípio, casos de média complexidade.

Após a fala do prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel e do deputado Padre Afonso Lobato, os demais chefes dos executivos da região, se comprometeram a trabalhar em conjunto, para levantar as principais necessidades da região, e levar até o governador do Estado de São Paulo, um projeto regional para implantação do serviço.

Padre Afonso se comprometeu a intermediar todos os encontros entre as cidades e o Governo do Estado, além de orientar como será o procedimento necessário para tornar o projeto mais viável.

O anfitrião do encontro, prefeito de São José Do Barreiro, Lê Braga disse que Cruzeiro já é referência e por sua localidade, seria importante ter mais serviços para atender as demais cidades da região.

“O Hospital Regional em Cruzeiro é muito importante para nós do Vale Histórico, principalmente pela proximidade. Hoje a cidade já é nossa referência, e a vinda desse serviço atenderá nossa demanda, que é muito grande”, disse Braga.

O prefeito de Areias, Paulo Henrique (PH), falou sobre o transtorno gerado para os pacientes que precisam ser deslocados para cidades longes para realizar o tratamento, além dos gastos elevados que esse serviço gera para municipalidade.

“É de grande importância para nossa região, porque as cidades têm um gasto muito alto para levar nossos pacientes para outras cidades que ficam muito distantes, por isso temos que fortalecer esse apoio para que tenhamos o Hospital Regional em Cruzeiro”, afirmou.

O prefeito de Queluz, Laurindo Garcez, disse que tem apoiado já há algum tempo a vinda do Regional para Cruzeiro. “Eu tenho levado a minha mensagem, dizendo que a cidade de Cruzeiro é a nossa referência, por isso é importante o Hospital Regional ser instalado lá. Estive diversas vezes em São Paulo, e sempre disse que é importante levar em consideração essa nossa demanda, visto que Cruzeiro já possui estrutura para atender os demais municípios”, reforçou.

A cidade mais próxima de Cruzeiro, Lavrinhas, também demonstrou apoio. O prefeito Zezinho do Açougue enfatizou a necessidade de dar mais dignidade e comodidade aos pacientes, que precisam se deslocar para cidades que ficam muito longe, segundo ele, e que acabam sofrendo muito não só pelo tratamento, mas principalmente também pela viagem.

“Temos essa necessidade, porque sofremos muito com os nossos pacientes, levando-os para São Paulo, Caraguatatuba, São José. Os pacientes saem as vezes às 2 horas da manhã, por isso queremos um hospital em Cruzeiro, para melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores, que às vezes passam o dia inteiro para fazer uma quimioterapia, é muito sofrimento para toda família”, disse Zezinho.

Renê Gonçalves, prefeito de Arapeí, disse que a prioridade de qualquer gestor é oferecer saúde de qualidade para seus moradores e que por isso, vê em Cruzeiro um potencial grande para atender não só a cidade que ele governa, mas toda região.

“Saúde é prioridade para população e para todo governante. É importante que o Vale histórico tenha um hospital de referência, para atender média e alta complexidade. Cruzeiro já presta um serviço de qualidade para nossa cidade e agora com a vinda do Regional, o atendimento será muito melhor”, avaliou.

O Prefeito de Bananal, Doutor Willian da Silva, mostrou apoio irrestrito para o projeto, visto que a cidade é a última do estado, na divisa com Rio de Janeiro e o deslocamento de pacientes para outras unidades, acaba trazendo diversos transtornos para população.

“Estamos aqui hoje para apoiar o Hospital Regional em Cruzeiro, porque é uma maneira nova de pensar a saúde da região. Precisamos ter um aparelho regionalizado, para atender os municípios da região, e por isso apoio Cruzeiro. Nossa cidade sofre muito por causa da distância, e por sermos praticamente a última cidade do Vale Histórico. Será um ganho muito grande”, disse.

O prefeito de Cachoeira Paulista, Antônio Carlos Mineiro, reforçou que Cruzeiro já presta um serviço de referência para todo Vale Histórico, e que por isso, é importante mais investimentos para que a cidade tenha mais estrutura na área.

“Cruzeiro já uma cidade que atende toda região. Tem potencial porque já acolhe todas essas cidades. Eu sou um prefeito que apoia essa iniciativa e vamos firme para conseguir realizar esse projeto”, disse.

O prefeito de Silveiras, Guilherme Carvalho também demonstrou apoio “eu apoio o hospital, e a reunião foi muito produtiva, porque o resultado vai ser a melhoria da saúde de nossa região, principalmente para os que mais precisam”.

Nas próximas semanas, secretários municipais de saúde de todas as cidades, participarão de encontros de trabalho, afim de que juntos, definam as estratégias, baseando-se nas demandas da região.