Secretarias de Obras e Serviços Públicos de Itatiaia realiza poda de árvores no bairro Jardim das Rosas

As Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Ordem Pública, através da Defesa Civil Municipal estão realizando a poda de árvores localizadas nas áreas públicas do município.Nesta terça-feira (20), as equipes estão no bairro Jardim das Rosas.  

– Estamos realizando ação no Jardim das Rosas e logo depois seguiremos para os bairros da área Central. Junto com um profissional da Secretaria de Meio Ambiente estamos verificando as demandas para realização dos serviços. A finalidade é garantir a segurança dos moradores – explicou a diretora da Defesa Civil, Eliane Fraga.  

Todo o trabalho tem a orientação e fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Conforme a lei municipal nº461/2007, o corte e a poda em áreas particulares só podem ser realizadas mediante a autorização, baseada em um laudo elaborado por técnicos da respectiva Secretaria, após vistoria. 

Em relação as árvores localizadas em espaços públicos, o corte ou poda são de responsabilidade da Prefeitura e também só são realizados após análise e liberação da Secretaria de Meio Ambiente.

Legislação

A legislação vigente também proíbe a colocação de placas de qualquer natureza em árvores, assim como fixar, por amarras, qualquer tipo de faixa ou objeto e também pintar os troncos ou galhos das árvores.  

Também é proibido destruir as folhagens ou quebrar os galhos, fazer uso prejudicial ou danoso ou fazer de suporte a árvore para qualquer tipo de material.