Novo prefeito toma posse em Juruaia, MG após morte de Álvaro Mariano Júnior por infarto

Celso Marques Júnior (Avante) foi empossado durante solenidade realizada pela Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (3).

Foto: Reprodução/Câmara Municipal

Celso Marques Júnior (Avante) foi empossado como prefeito de Juruaia na tarde desta segunda-feira (3). Antes vice, ele assumiu o lugar de Álvaro Mariano Júnior (PSDB), que morreu na sexta-feira (30) vítima de um infarto.

Celsinho, como é conhecido, já exercia a função de prefeito em exercício após o falecimento de Álvaro. Em solenidade realizada na Câmara Municipal, ele então tomou posse como chefe do Executivo Municipal.

“É um momento muito difícil, só Deus sabe o que estou passando hoje. Depois de perder de um grande amigo, um grande líder. Pode ter certeza que do jeito que a gente começou, vai terminar o mandato. Com muita honestidade e transparência, para o bem de nosso povo de Juruaia”, disse emocionado, em breve discurso feito durante a posse.

O novo prefeito assume à prefeitura pelo tempo restante de mandato. Ele fica no cargo até 31 de dezembro de 2024, podendo concorrer à reeleição no pleito que ocorre mesmo ano em que o mandado se encerra.

Novo prefeito

Celso Marques Júnior tem 42 anos. Nascido em Juruaia, é casado e pai de um casal de filhos. Celsinho é empresário e era presidente do Lar São Vicente de Juruaia, cargo que renunciou para ser empossado prefeito.

Apesar de ser a primeira vez que participou de uma eleição, Celsinho sempre esteve envolvido na política acompanhando o pai, o ex-prefeito Celso Marques do Carmo, que foi prefeito de Juruaia entre 1997 e 2000.

Foi durante o mandato de Celso Marques que o prefeito alvinho atuou como vice-prefeito e Secretário de Saúde de Juruaia.

Morte de antecessor

Mariano Júnior (PSDB), morreu na madrugada do dia 30 de abril. Sgundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura, Alvinho, como era chamado, morreu em decorrência de um infarto no hospital da cidade.

Álvaro Mariano Júnior nasceu em Juruaia, tinha 57 anos, era farmacêutico, casado e pai de dois filhos. Entrou para a política em 1997, quando foi vice-prefeito e secretário de Saúde de Juruaia na gestão de Celso Marques do Carmo. O político exerceu o mandato de prefeito de 2001 a 2004, 2009 a 2016 e foi eleito novamente em 2020 com 51% dos votos válidos. Ele deixou a esposa e um casal de filhos, com 21 e 22 anos respectivamente.

Um cortejo foi realizado para homenagear Álvaro no mesmo dia da morte dele. O corpo de Alvinho percorreu as ruas da cidade em um carro funerário, antes de ser enterrado no final da tarde desta sexta.

A comitiva emocionou moradores do município e, após passar por vias da cidade, o corpo de Álvaro foi levado ao Centro de Atendimento aos Turistas, onde ocorreu um velório.

A Prefeitura de Juruaia decretou luto oficial de sete dias, que já entrou em vigor às 10h do dia 30 de abril. Durante este período, fica declarado ponto facultativo em razão da morte de Álvaro. De acordo com o decreto, o luto é uma forma de homenagear o chefe do Executivo.