DestaqueSul Fluminense

Suínos são recolhidos em situação de maus-tratos no bairro Moinho de Vento em Barra Mansa

Dez animais foram encontrados em local inapropriado e em discordância com a lei; eles foram encaminhados ao Cirac, em Porto Real

Por Ascom PMBM

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, juntamente com o Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (Cirac), recolheu, após uma denúncia, 10 suínos que eram mantidos em situação de maus-tratos e precariedade no bairro Moinho de Vento.
Sem licença para criação, os animais estavam em área urbana, infringindo a Lei Municipal 2.937, de 27/08/1997, além de não receberem os cuidados necessários, pois estavam em um local inapropriado (destelhado e exposto a qualquer temperatura).

A veterinária e supervisora técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, Millena Borges, frisou que os suínos, dentre outros tipos de animais, só podem ser criados em áreas rurais. “A criação em desacordo com a lei que proíbe animais em área urbana causa insalubridade e incômodo aos vizinhos, sem contar o mau cheiro e os dejetos desses animais que não são tratados, descendo pelo morro e invadindo casas. Esse tipo de criação, seja de equinos, bovinos, suínos ou caprinos, só pode ser realizada em área rural”, detalhou.

Os suínos foram encaminhados ao Cirac, que fica em Porto Real, enquanto o dono, que ainda não foi identificado, será autuado. Caso ele queira os animais de volta, deverá pagar uma multa, emitida pela Vigilância Ambiental, equivalente a cada animal, mais a multa de maus tratos emitida pela secretaria de meio ambiente. Caso contrário, os animais ficarão sob posse do Cirac. Um boletim de ocorrência foi registrado na 90ª Delegacia de Polícia.

Para denunciar casos de maus-tratos aos animais, basta ligar para os telefones da Secretaria de Meio Ambiente: (24) 2106-3406 e (24) 2106-3408.