DestaqueSul Fluminense

Volta Redonda empossa diretoria e conselhos da Fundação Estatal de Saúde

A Prefeitura de Volta Redonda, deu posse à Diretoria-Executiva e aos membros dos conselhos curador e fiscal da Fundação Estatal de Atenção Básica e Ambulatorial Especializada (Fesabe).

A cerimônia aconteceu na tarde dessa terça-feira, 27, e marcou o início da implantação da Fundação Estatal de Saúde de Volta Redonda, criada para resolver problemas estruturais do Sistema Único de Saúde (SUS) e dar agilidade a processos de gestão e administrativos, com a finalidade de melhoria da assistência à saúde prestada à população.

A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, explicou que a fundação permite, especialmente, a regularização e o fortalecimento da força de trabalho e categorias profissionais do SUS, garantindo maior vinculação, o que sem dúvida impactará positivamente na saúde da população.

A médica Sueli Batista de Almeida, que assumiu a presidência da Fesabe de Volta Redonda, ressaltou que a fundação é caracterizada como uma fundação pública, com personalidade jurídica de direito privado e fará parte da administração pública indireta, vinculada à Secretária Municipal de Saúde (SMS), para efeito da orientação, coordenação e supervisão secretarial de que trata o inciso I do art. 148 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.

Diretoria e conselheiros assinam o termo de posse.

O conselho curador é formado por representantes das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), e de instituição de ensino superior, que foram empossados durante a cerimônia nessa terça-feira, 27.

Além de representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e dos trabalhadores da fundação, que tomarão posse posteriormente.

O conselho fiscal também tomou posse e é composto por representantes das secretarias municipais de Saúde e de Fazenda (SMF).

Foto: Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR