Advogada de Taubaté, SP é presa em operação contra crime organizado

Justiça – Uma advogada de Taubaté foi presa nesta terça-feira (22) na operação Ethos, que investiga o envolvimento de advogados com o crime organizado.

Ao todo, 33 pessoas foram detidas em nove cidades do Estado. A advogada de Taubaté foi presa em casa nesta manhã. A operação contou com a participação de policiais da

Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São José dos Campos. A suspeita foi levada para Presidente Venceslau, onde vai prestar depoimento. O envolvimento dela na quadrilha não foi informado.

A advogada está inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Tremembé. A reportagem tentou contato no escritório dela, mas ninguém foi localizado.A defesa dela também não foi encontrada.

A OAB informou que está trabalhando para que todos os direitos Constitucionais do profissional sejam respeitados.

Operação
As investigações apontam o envolvimento de 40 advogados sob controle de presos vinculados à uma facção criminosa. Segundo uma nota conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual (MPE), foram identificadas 55 pessoas, das quais 41 estavam em liberdade e contribuíam para a prática criminosa vinculada à organização, motivo das prisões realizadas.

Os outros 14 integrantes da organização são presos que estão no sistema penitenciário paulista. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que os advogados presos têm ligação com essas lideranças e levavam informações de dentro para fora dos presídios.

Foto: Divulgação/DIG