Destaque PequenoPolícia

Confusão em condomínio tem tiro, prisões e envolve moradores e militares em Pouso Alegre

Desentendimento começou quando morador, que é policial, reclamou de um grupo que fazia algazarra no local

Fotos: Redes sociais

O que poderia ser um simples encontro de amigos e vizinhos, numa confraternização de manhã domingueira, terminou em confusão, discussão, tiro e um homem ferido no condomínio Bandeirantes, integrado ao bairro Inconfidentes, em Pouso Alegre, na manhã deste domingo (24).

Conforme versão divulgada pela assessoria do 20º Batalhão da Polícia Militar, neste domingo (24), por volta das 10h, guarnições do 20º BPM foram acionadas para atender a uma ocorrência de perturbação do sossego e lesão corporal com uso de arma de fogo no condomínio Bandeirantes, localizado no bairro Jardim Inconfidentes.

Segundo informações repassadas por telefone, houve um desentendimento envolvendo oito pessoas durante uma confraternização na área de festas do condomínio. Depois de muitas horas de festa um policial militar, de 28 anos, de folga e à paisana, solicitou aos presentes que cessassem a perturbação aos moradores devido ao som alto e algazarra.

De acordo com relatos de testemunhas, os indivíduos envolvidos se recusaram a baixar o som, proferindo insultos e palavrões ao policial. O PM, então, retirou-se do local, dirigindo-se à sua residência. Após alguns momentos, ele retornou e tentou solicitar apoio por telefone, sendo interrompido por gritos na área de festas.

Nesse ponto, os ânimos se exaltaram, resultando em uma discussão acalorada entre as partes envolvidas. O zelador do condomínio, homem de 45 anos, tentou intervir, porém os indivíduos partiram para cima do PM. Em meio ao conflito, o policial, em uma tentativa de se proteger, sofreu um ferimento no rosto.

Durante a briga, outro policial militar, de 31 anos, que também mora no condomínio interveio, e após ser cercado pelos indivíduos que passaram a agredi-lo e desobedeceram a ordem de se afastarem dos policiais militares, foi então que o policial efetuou um disparo de arma de fogo que atingiu a perna de um homem de 27 anos.

Uma mulher portando arma de fogo também aparece nas imagens divulgadas em redes sociais. Segundo a assessoria da PM, ela também é moradora do condomínio, mas chegou posteriormente aos fatos no local para auxiliar os militares envolvidos.

Após o ocorrido, as guarnições policiais chegaram no local e prestaram auxílio. O socorro médico foi providenciado e o homem atingido pelo disparo foi encaminhado ao Hospital Samuel Libânio.

As armas de fogo utilizadas pelos policiais militares foram apreendidas e estão à disposição da autoridade policial competente. Além disso, uma perícia técnica foi realizada no local dos fatos para procedimentos investigatórios.

Durante as diligências, foi constatada a posse ilegal de armas de fogo no apartamento do homem atingido pelo disparo, onde foram encontradas duas armas, um revólver calibre 38 com 4 munições e uma pistola 9 milímetros com 15 munições, está última foi constatado que é produto de furto no estado de São Paulo.

O soldado da PM que efetuou o disparo recebeu atendimento médico, em seguida recebeu voz de prisão pelo crime de lesão corporal e foi conduzido até ao 20º BPM para procedimentos legais.

O homem de 27 anos que feriu o militar recebeu voz de prisão por posse ilegal de arma de fogo, receptação, lesão corporal e perturbação do sossego, ele preferiu ficar em silêncio ao ser questionado sobre a arma de fogo furtada que foi encontrada em seu apartamento. O autor foi preso e foi entregue para a Polícia Civil. 

Os demais envolvidos na festa foram presos por perturbação de sossego e assinaram um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e foram liberados para se apresentarem em juízo quando solicitados.

Por Portal da Cidade Pouso Alegre, com informações da PMMG