Vale do Paraíba

A fachada do “Museu Histórico e Cultural de Tremembé – Laurindo de Paula” foi revitalizada e recebeu uma obra de arte

O “Mural Tremembé há 24 – 22 milhões de anos” retrata os animais extintos que viveram no território do nosso município no período. A obra foi inspirada nas descrições de publicações científicas para achados fósseis encontrados em sítios paleontológicos tremembeenses.

No mural é possível encontrar: as aves Brasilogyps faustoi cujos fósseis foram localizados em 1985, Taubatornis campbelli (fóssel encontrado em 2002) e Agnopterus sicki (fóssil de 1990). Além dos mamíferos Mormopterus faustoi (de fóssil encontrado em 1956), Taubatherium paulacoutoi (fóssil registrado em 1989), Eocoleophorus glyptodontoides (estudo de 1997), Rhynchippus brasiliensis (fóssil de 1989).

Na arte, esses animais aparecem retratados no ambiente onde viveram, as proximidades do paleolago Tremembé.

O artista plástico Luciano Cordeiro de Oliveira é o autor da nova pintura na fachada do Museu Histórico e Cultural de Tremembé – Laurindo de Paula. Para desenvolver o desenho com tantos detalhes, ele se inspirou nas figuras de livros e artigos que possuem esse registro histórico.

O mascote Tremendino (a ave Paraphysonis brasiliensis), continua em lugar de destaque e também passou por revitalização. A estátua em tamanho que se aproxima do real, recebeu pintura e detalhes de pegadas e ovos retratados na pintura do piso ao redor do prédio do museu.

A ideia é que a obra contribua para o conhecimento da população sobre esse passado distante e importante para o município de Tremembé.