DestaqueLITORAL

Guarda Mirim de São Sebastião visita Estação de Tratamento de Água da Sabesp em alusão ao Dia Mundial da Água

Crédito: Divulgação | PMSS

Como parte das ações em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) organizou uma visita dos alunos do Projeto Socioeducativo Guarda Mirim de São Sebastião até a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp de Porto Novo.

Durante a visita, os alunos puderam ver de perto todo o processo de tratamento de água, desde a chegada da água bruta, vinda da captação (baixo e alto Rio Claro), até a distribuição e reservação da água já tratada, potável e própria para consumo dos usuários.

Ainda na ETA, os jovens conheceram os processos de análise da água que são feitos na estação, pelos técnicos que a operam, como análise de turbidez, pH, cloro e flúor, entre outros. Também tiveram uma palestra com o tema ‘Saneamento que transforma vidas’, ministrada por Ana Luiza Moura, técnica da Sabesp responsável pela educação ambiental no Litoral Norte.

Segundo o chefe de divisão, Silvio Peres, “muito mais que uma data comemorativa, o Dia da Água é voltado para refletirmos sobre a importância desse bem tão precioso e raro. Pudemos mostrar às crianças todo processo de captação da água, todo tratamento antes de chegar às nossas residências. Devemos cuidar cada vez mais daquilo que nos faz sobreviver”.

Por Jainara Cavalcante | PMSS