Sul de Minas

Prefeitura de Cássia através da Sala Mineira de Empreendedor e Sindicato Rural capacitaram produtores em curso de classificação e degustação de cafés especiais

Fotos: Josilaine Robim

Através do Sindicato Rural e Sistema FAEMG, a Sala Mineira do Empreendedor com o apoio da Cearca e prefeitura, promoveu o treinamento de Classificação e Degustação de Cafés especiais, no período de 4 a 15 de março, com o instrutor Higor Brotifixi de Morais, Analista de Comercio de Café, da cidade de Franca-SP.

O pré-requisito para este treinamento era a participação no curso de Classificação e degustação de café COB. A turma com limite máximo, formada por 10 participantes, sendo produtores, trabalhadores e profissionais da área do café.

Durante o treinamento foi falado sobre Qualidade e Comércio do Café: distribuição geográfica e cronológica; Cadeia do agronegócio do café e Cuidados na colheita e pós-colheita quanto à qualidade.

Ressaltou a importância do perfil do classificador de café na cadeia produtiva, classificação do café pelos indicadores de qualidade, métodos de classificação de bebida do café, como evolução dos métodos; COB; SCAA; COE. Tipos de torradores e tecnologias utilizadas. Sobre moagem: equipamentos; etapas; granulometria; cuidados; qualidade e temperatura e identificação do efeito da torra no perfil sensorial do café, diferenciação de métodos de torras de acordo com processamento no pós- colheita e cafés naturais e cafés cerejas descascados.

Também foi ensinado sobre a fisiologia do paladar e tipos de ácidos encontrados no café e análise sensorial de vários tipos de ácidos, de doçura e do salgado, análise sensorial dos cafés de acordo com os níveis de qualidade e com o modo de processamento, fatores que podem afetar a densidade do café: cálculo de densidade; torra de acordo com a densidade.

Fisiologia do olfato e verificação dos aromas, análise sensorial dos cafés de acordo com os níveis de qualidade e com a densidade, fatores que podem afetar a qualidade do café durante a armazenagem. Orientou também sobre tipos de embalagens e preparo de amostras para concursos. E para finalizar falou sobre o Planejamento, Controle e Avaliação do Trabalho.