Destaque PequenoLITORAL

Prefeitura inaugura oficialmente o prédio da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba

Dentro das comemorações de 386 anos de Ubatuba, a prefeitura inaugurou oficialmente na tarde desta terça-feira (24) o novo prédio da Vigilância Epidemiológica (Viep), instalado no Paço Municipal. A instalação abriga o setor administrativo, os arquivos e a sala de armazenamento e distribuição de imunobiológicos da cidade.

O espaço atual está mais adequado às legislações vigentes e oferece melhores condições de trabalho aos servidores. “Podemos dizer que o prédio possui todas as especificações e adequações necessárias, inclusive com a instalação de um gerador que ajudará a manter a refrigeração das vacinas mesmo quando houver queda de energia”, ressaltou a coordenadora da Viep, enfermeira Alyne Ambrogi.

A Vigilância Epidemiológica também é a responsável por registrar e acompanhar as doenças de notificações compulsórias, que são aquelas em que a lei exige que seja comunicada às autoridades de saúde pública, como gripe aviária, tuberculose, dengue, entre outras. Os dados permitem monitorar as doenças e antever possíveis surtos no país.

Durante a inauguração, o prefeito Marcio Maciel (MDB) ressaltou as recentes melhorias para a área da saúde. “Estamos felizes por comemorar a entrega dessa nova obra, assim como teremos também a inauguração da sede do Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico e das Unidades Básicas de Saúde do Sertão da Quina e Maranduba. A saúde é uma área de grande importância para a população e temos conquistado diversas melhorias”, ressaltou o prefeito.

A Secretaria de Saúde comunica que a entrega da obra do Centro de Referência Animal (CRA), antes marcada para o dia 26 de outubro, precisou ser adiada por conta das constantes chuvas na cidade. Uma nova data para a inauguração será divulgada em breve.