Museu Major Novaes de Cruzeiro, SP apresenta documentários políticos e curtas de ‘causos’ da região

 

 

O Museu Major Novaes promove, de hoje a sexta-feira, o Festival de Cinema Silvio Tendler, com três produções cinematográficas que fazem um contraponto ao atual debate político do País.

Tendler é um documentarista brasileiro consagrado que dirigiu cerca de 80 obras, entre longas e curtas-metragens, notabilizando-se por retratar personalidades importantes da política brasileira como os ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitscheck e o guerrilheiro, Carlos Marighella.

Os três filmes selecionados, que serão apresentados sempre às 19h30, são “Memória e História Utopia e Barbárie” (2005), hoje, “Privatizações: a distopia do capital” (2014), amanhã, e “Milton Santos – Por Uma Outra Globalização” (2004), na sexta-feira. As atrações são gratuitas.

Segundo a diretora do museu e idealizadora do projeto, Claudia Ribeiro, os documentários propõem um contraponto ao debate travado hoje na sociedade, em áreas que vão da economia e cultura à política, e faz-se necessário diante do cenário político vivenciado no país e mundo.

CURTAS REGIONAIS
No sábado, no mesmo horário (19h30), entrará em cena o Festival de Curtas – “Casa de Causos”, com a exibição de 12 produções em curta-metragem baseadas em histórias da região do Vale do Paraíba.

O “Casa de Causos” é um projeto multimídia cujo principal objetivo é pesquisar, registrar e difundir os “causos” do Vale do Paraíba, com histórias do imaginário coletivo e que expressam tradições da cultura popular.

Produzida por um grupo de profissionais de audiovisual, o projeto apresentará 12 episódios com entrevistados de Jacareí, Santa Branca e Paraibuna. O projeto é apoiado pelas empresas Fibria e Instituto CCR, por meio da CCR Nova Dutra.

Inéditos, os documentários abordam temas como histórias encantadas, de assombração e tradições valeparaibanas. O projeto tem coordenação geral da diretora e roteirista Tatiana Baruel, que coletou registros de contadores de histórias no Vale do Paraíba.

SERVIÇO:

Festival de Documentários Silvio Tendler
De hoje a sexta-feira, às 19h30
Festival de Curtas – “Casa de Causos”
Sábado, às 19h30
ENTRADA FRANCA
Museu Major Novaes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.