LITORAL

Prefeitura de Ilhabela inaugura o primeiro Centro Municipal Especializado no Transtorno do Espectro Autista do Litoral Norte

A Prefeitura de Ilhabela entregou, na última terça-feira (2), o Centro Municipal Especializado em Reabilitação e Transtorno do Espectro Autista de Ilhabela, o primeiro do Litoral Norte e que tem como objetivo proporcionar um atendimento mais humanizado e que contemple as múltiplas necessidades das crianças e adolescentes do espectro autista.

Com a entrega de um centro especializado, todos os tratamentos médicos e terapêuticos dos profissionais habilitados serão reunidos em um só local, garantindo um atendimento abrangente e completo, de modo a proporcionar melhor qualidade de vida e socialização às crianças e adolescentes. Concentrar todas as terapias no mesmo local garante uma continuidade dos serviços ao facilitar a vida dos responsáveis legais e a troca de conhecimento entre os profissionais.

A equipe do centro é composta por mais de 20 profissionais que trabalham de forma complementar. São vários tratamentos e formações, tais como: terapeuta ocupacional, psicólogo, psicopedagogo, psiquiatra, nutricionista, fonoaudiólogo, pediatra com especialização em psiquiatria neurológica, assistente social, cirurgião pediatra, enfermeiro e técnico em enfermagem. O centro deverá atender em torno de 500 crianças por mês, totalizando mais de 2 mil atendimentos, conforme a necessidade de mais de um profissional ou tipos de terapias.

O local conta com sala de audiometria, na qual o atendido tem um exame completo do aparelho auditivo, com laudo emitido na hora, e a sala sensorial, um espaço que disponibiliza exercícios de equilíbrio e estimulação motora, que possui equipamentos que auxiliam os atendidos com dificuldade em ficarem de pé a erguerem-se. Além disso, possui serviço de acupuntura e um grupo de pais, no qual os responsáveis legais podem trocar experiências e tirar dúvidas sobre o espectro autista.

Encaminhamento médico

Os atendidos pelo centro serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que identificam algum distúrbio, como a dificuldade na fala ou na audição. A criança ou adolescente então é encaminhado pelo médico para atendimento e avaliação, sendo definido posteriormente um projeto terapêutico individualizado.

Serviço

O Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista está localizado na rua Carolina Vanderstappen, 275, Perequê.