Vale do Paraíba

Pindamonhangaba avança na discussão e elaboração da nova Política Municipal de Meio Ambiente

Na última quarta-feira (03), a cidade de Pindamonhangaba deu um importante passo rumo à preservação ambiental ao promover uma audiência pública na Câmara dos Vereadores para discutir a nova Política Municipal de Meio Ambiente.

O evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reuniu autoridades locais, representantes da sociedade civil e especialistas da região.


Antecedendo a audiência, a Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou minutas da política em discussão, elaboradas em cooperação com profissionais da área, além de um formulário online para que a população pudesse contribuir com sugestões para aprimorar o documento.


Durante o encontro, a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, expressou a relevância histórica desse momento para Pindamonhangaba, destacando que pela primeira vez o município está em vias de estabelecer normativas legais para a proteção do meio ambiente.

“Estamos trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável, buscando garantir segurança e qualidade de vida para nossa população”, afirmou San Martin.


O presidente da Câmara dos Vereadores, Nobertinho, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância de contar com regramentos municipais e uma fiscalização própria para garantir a efetividade das políticas ambientais.


O diretor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Rafael Lamana, explicou os objetivos centrais da nova política, enfatizando a necessidade de diretrizes claras e objetivas para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável do município.

“A legislação abarcará aspectos como fiscalização, licenciamento ambiental de atividades poluidoras e diretrizes para áreas verdes, entre outras questões ambientais relevantes”, esclareceu Lamana.


A Secretaria de Meio Ambiente destaca a importância da iniciativa para consolidar o protagonismo da cidade na gestão ambiental, que vem sendo elaborada desde outubro de 2023, em parceria com profissionais da área, e que essa é uma etapa crucial para fortalecer os esforços municipais na proteção do meio ambiente.


Nesse contexto, a criação da política municipal de meio ambiente assume uma relevância ainda maior, considerando que as políticas federais e estaduais muitas vezes delegam aos municípios a responsabilidade de estabelecer normas complementares que garantam a eficácia da proteção ambiental em âmbito local.


A discussão foi transmitida ao vivo, e a gravação está disponível no canal da Câmara dos Vereadores de Pindamonhangaba no Youtube.
No próximo dia 10 de abril, a secretaria irá promover uma nova discussão, sobre o Código Municipal de Limpeza.

Essa audiências será uma nova oportunidade para a população esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões e observações sobre as propostas da minuta elaborada para o tema, que pode ser encontrada através do link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/politica-municipal-de-meio-ambiente-e-do-codigo-municipal-de-limpeza-urbana.
Para facilitar a participação, também foi disponibilizado um formulário online onde os cidadãos podem contribuir com suas ideias. O formulário pode ser acessado através do link: https://forms.gle/f9RKt5onWc2Sakjt9.