DestaqueVale do Paraíba

Socorristas do Samu reanimam recém nascido com asfixia em Piquete

Cleber dos Santos, um dos socorristas, realizou a manobra de desengasgo, permitindo que a bebê recuperasse a respiração normal.

Arquivo Pessoal

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Piquete prestou socorro a uma bebê de 15 dias de vida após familiares solicitarem ajuda por ela estar engasgada na madrugada desta quinta-feira (03).

Segundo relato da mãe da criança, ela teria se engasgado com o leite materno após a amamentação. 

Pela madrugada minha filha se engasgou com o leite, mesmo antes de eu fazer ela arrotar. Acordei desesperada, acordando meus pais pra me ajudar a socorrer ela. Meu pai, o avô dela, fez as manobra para desengasgar e conseguiu mais ela veio a engasgar de novo. 

Ela também informou que a ideia de irem até a base do Samu foi da avó da criança. A equipe de socorristas, liderada por Cleber dos Santos, respondeu rapidamente ao chamado e encontrou a bebê, chamada Hillary, em uma situação crítica, apresentando sinais de asfixia.

Quando chegamos na porta da base o socorrista Cleber ja estava na porta, como se tivesse pressentido que alguma coisa ia acontecer. Ele começou a fazer as manobras e conseguiu desengasgar ela

Após avaliação da situação, Cleber dos Santos realizou a manobra de desengasgo com sucesso, permitindo que a bebê recuperasse a respiração normal. O socorro foi conduzido na residência da família, que mora próxima à base do SAMU localizada na rua Capitão Messias Ribeiro. A família expressou sua gratidão à equipe do SAMU pela dedicação durante o socorro.

Equipe que realizou o resgate (Divulgação/ Samu)

Uma mensagem de agradecimento foi publicada nas redes sociais da mãe da bebê. Confira depoimento na íntegra: 

“Serei eternamente grata ao Cleber e a parceira dele que não lembro o nome, mais mesmo assim agradeço por ter salvado a vida da minha filha, só quem ja passou por essa situação sabe que quando bate o desespero ficamos sem rumo, sem saber oque fazer só pensando em salvar a vida de um serzinho tão pequenino, deus sabe de todas as coisas. deixo aqui meu agradecimento por vocês todos que trabalham na área da saúde”

Por Band Vale