LITORAL

Prefeitura de São Sebastião imuniza mais de 2 mil pessoas na Campanha de Vacinação contra gripe ‌

Crédito: Elton Ramos | PMSS

Por Talita Fernanda | PMSS

Desde o dia 25 de março, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realiza Campanha de Vacinação Contra a Gripe em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. Ao todo, 2.055 pessoas já foram vacinadas dentro do público alvo.

Este saldo de imunizados equivale a 6,86% do total do público alvo da campanha, que precisará contemplar 29.944 pessoas.

Até o momento, os idosos compõem a maior parcela de vacinados, atingindo o total de 1.072 pacientes que já receberam a vacina, o que gera o total de 9,66% de idosos imunizados. Em segundo lugar, está o segmento das crianças, que atingiu 5,47% de imunização com 300 crianças vacinadas.

Pacientes com comorbidades estão na sequência como o terceiro público mais imunizado até o momento. Ao todo, 268 pacientes deste segmento foram vacinados, atingindo o total de 5,11% da meta deste público.

O Estado de São Paulo realiza, em consonância com o Ministério da Saúde (MS), a 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até 31 de maio. Neste período, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Sebastião ficam abertas das 8h às 16h para aplicação de vacinas no público alvo da campanha.

Conforme a Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião, para a realização da vacinação é necessário levar o documento CPF ou Cartão SUS. O Dia ‘D’ de divulgação e mobilização nacional está previsto para 13 de abril.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a doença e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos; além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19 e a vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada), conforme a Instrução Normativa (IN) nº 261, de 25 de outubro de 2023 da ANVISA, é utilizada no Brasil desde fevereiro de 2024 e apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação:

  • A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09;
  • A/Thailand/8/2022 (H3N2);
  • B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria)

Confira abaixo o público alvo da campanha:

✔Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

✔ Trabalhador da Saúde

✔ Gestantes

✔ Puérperas

✔ Professores e trabalhadores de instituição de ensino básico a superior

✔ Povos indígenas

✔Povos e comunidades tradicionais quilombolas

✔ Indivíduos com 60 anos ou mais de idade

✔ Profissionais das forças de segurança e salvamento

✔Profissionais das Forças Armadas

✔ Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

✔Pessoas com deficiência permanente

✔ Caminhoneiros

✔ Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso

✔ Trabalhadores Portuários

✔ População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

✔ Pessoas em situação de rua