DestaqueLITORAL

Vice-prefeito Reinaldinho Moreira deixa Secretaria de Saúde após 37 meses com recorde em ações realizadas em São Sebastião

Em andamento, mais de R$ 120 milhões estão sendo investidos em obras da Saúde

Por Assessoria de Imprensa

Quase 38 meses depois de assumir a Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião, o vice-prefeito, Reinaldinho Moreira, deixa a secretaria com mais de 400 ações realizadas, um recorde de ações.

Quando assumiu, em 22 de fevereiro de 2021, a cidade antecipava a vacinação de Covid-19 para pessoas de 77 a 79 anos.

No ápice da pandemia, a gestão do vice-prefeito foi marcada por recordes de vacinação e testagem em massa de Norte a Sul do município. Outro fato importante foi a entrega da reforma e revitalização do Hospital de

Clínicas

Na Costa Sul, sob a gestão de Reinaldinho, o Hospital de Clínicas da Costa Sul passou por ampliação de leitos e alcançou mais de 40 mil atendimentos com apenas 6 meses de inauguração. Hoje, mais de 250 mil sebastianenses já utilizaram a unidade inaugurada pelo governo do prefeito Felipe Augusto.

Na gestão de Reinaldinho, foram iniciados importantes projetos; como a implantação do Prontuário Eletrônico, além da criação e eficácia do programa Fila Zero.

A nível federal, São Sebastião alcançou o melhor desempenho do Litoral Norte no Programa Federal, Previne Brasil, com atenção às gestantes.

Quando se pensa em transporte e qualidade nas viagens dos pacientes sebastianenses, o vice-prefeito entregou uma nova frota e o importante laboratório e ultrassom de última geração para o Hospital da Costa Sul.

“Arrumamos a cidade e estruturamos a saúde da nossa cidade. E mesmo com todas as dificuldades e desafios, oferecemos hoje um atendimento de qualidade e excelência aos nossos cidadãos”, comentou.

Políticas Públicas que funcionam

Quando se fala em qualidade de vida, em 2022, Reinaldinho iniciou o projeto de combate à obesidade. Fisioterapeuta por formação, o gestor de 35 anos entregou mais de mil equipamentos de Tecnologia Assistiva, ou seja, são cadeiras de rodas motorizadas, órteses, próteses e equipamentos que facilitam e melhoram a vida de pessoas com algum tipo de deficiência.

Marco na cidade, o vice-prefeito lutou incansavelmente para a criação de uma nova ferramenta de tratamentos de pacientes com transtorno do espectro autista. Só quem precisa de remédios no período noturno sabe como foi importante a ampliação do horário de atendimento na Farmácia Central.

Outra novidade foi a colocação do DIU após o parto. Qualificação e Intercâmbio Uma das bandeiras de Reinaldinho sempre foi a qualificação dos funcionários que atuam na saúde de São Sebastião.

Neste sentido, sob sua gestão, colaboradores e funcionários públicos puderam conhecer outras práticas em saúde em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Fruto de uma gestão responsável, a cidade conseguiu aprovação de mais de 90% em um relatório do Departamento Nacional de Auditoria do SUS.

Atenção Básica e Saúde Animal

Na Atenção Básica, a gestão de Reinaldinho alcançou 100% de cobertura médica. Responsável pela vigilância, prevenção e controle de zoonoses, controle de populações de animais domésticos e recolhimento de animais de grande porte, São Sebastião ganhou um novo Centro de Controle de

Zoonoses, no bairro do Jaraguá, Costa Norte do município.

Outra conquista foi a entrega de uma nova ambulância para o transporte intermunicipal. Para mais conforto e melhor atendimento de saúde das crianças, foi entregue a nova observação infantil, além da reforma de todos os apartamentos do HCSS.

2023 – Ano da tragédia

Na maior chuva já registrada na história do país, com quase 700 milímetros, e mais de 60 mortes registradas, a gestão do vice-prefeito foi marcada por muito trabalho e empenho no período da maior tragédia de São Sebastião.

Numa parceria histórica com o Estado de São Paulo e o governador Tarcísio de Freitas, nenhum munícipe deixou de ser atendido com excelência e todos os familiares das vítimas receberam atendimento psicológico.

Não à toa, as ações eficazes na tragédia proporcionaram a São Sebastião, a indicação ao 13º Prêmio David Capistrano, na categoria “Mudanças Climáticas”, na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, no 37° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado, que acontecerá na cidade de Santos entre os dias 17, 18 e 19 de abril.

Saúde e Social

Ainda em 2023, foi iniciado o Programa Integridade – Fralda Terapêutica da Saúde, uma ação pioneira realizada pelo município para fornecimento de fraldas descartáveis.

Para se ter uma ideia, mais de 30 mil unidades já foram entregues para quem faz a utilização contínua de fraldas. Ainda neste sentido, Reinaldinho entregou novos monitores de glicemia e kits maternidade para mães que mais precisam.

Atendimento Multidisciplinar

Com atendimento humano e técnico, a gestão do vice-prefeito avançou e iniciou o acolhimento multidisciplinar a pacientes com câncer e hemodiálise, além do início do serviço de doulas 24 horas nos hospitais de clínicas da região central e da Costa Sul.

Saúde de Norte a Sul

Sob a gestão de Reinaldinho, foram iniciadas as construções das novas unidades de saúde do bairro do Canto do Mar e Enseada.

No Jaraguá, foi iniciado o funcionamento da Unidade de Saúde da Família, além do Centro de Especialidades que fica no mesmo bairro. Região com mais de 40 mil habitantes, a Costa Sul também foi beneficiada.

Neste sentido, foi ampliada e reformada a Unidade de Saúde de Juquehy; entrega da primeira Unidade de Saúde da história do bairro de Paúba, além das obras em andamento das unidades. Importante ação, foram entregues as novas farmácias das Unidades de Saúde da Família do bairro do Pontal da Cruz e da Vila Sahy.

Em breve, fato inédito no município, será inaugurada a Farmácia 24 horas, no Centro, além da farmácia da USF de Barequeçaba.

Vale destacar a cobertura completa da rede de Costa Norte a Costa Sul de São Sebastião na assistência farmacêutica. Neste sentido, as farmácias da rede pública estão localizadas dentro ou próximas às unidades de saúde.

A tão sonhada reforma completa e reestruturação da maternidade também aconteceu na gestão do secretário Reinaldinho. Outro local a receber melhorias foi a sala de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que foi totalmente reformada.

E para melhorar e ampliar os atendimentos em saúde, as Unidades de Saúde da Enseada, Itatinga e Boiçucanga foram contempladas com a extensão do horário de atendimento.

Em 2024

Já neste ano, Reinaldinho criou uma nova equipe de Saúde da Família em Maresias, a terceira, além do início do acolhimento às gestantes no Hospital da Costa Sul (HCSS CS).

E detalhe, o HCSS CS recebeu novos aparelhos de ultrassom, analisadores de gases sanguíneos e novos berços aquecidos para os recém-nascidos; equipamentos de última geração.

Dado importante na gestão do vice-prefeito foi a diminuição de mais de 43% no número de casos de gravidez na adolescência e o início dos atendimentos de otorrinolaringologia cirúrgica, além do serviço de córnea com ênfase no tratamento de ceratocone; mais um serviço inédito no município.

Por fim, o ex-secretário de saúde e vice-prefeito agradeceu a oportunidade de ter sido secretário e ressaltou que novas ações estão em desenvolvimento na saúde do município.

“No SAMU, adquirimos 6 novas máquinas de compressão torácica; algo inédito e inovador. Em construção, temos o novo e moderno Centro de Especialidades Odontológicas; a reforma da Unidade de Saúde de Boraceia, além do novo Centro de Saúde de Juquehy. Como realização pessoal e parte de um sonho que eu tinha, entregamos o novo Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA), o primeiro da história de São Sebastião, e o novo CAPS Infantojuvenil. Mesmo nesta saída, deixo assinado e já com o projeto em desenvolvimento o novo Centro de Especialidades de Saúde e Reabilitação e a nova UBS do bairro de Boiçucanga. Após um ano da maior tragédia e chuva que atingiu nossa cidade, seguimos focados e trabalhando muito para que São Sebastião não pare de avançar”, finalizou o vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira.