Destaque PequenoSul de Minas

Unidade Móvel da AASP oferece serviços gratuitos aos advogados de Passos

O certificado digital e a digitalização dos autos físicos serão alguns dos benefícios disponibilizados pela van, que estará no município nos dias 15 a 18 de abril

Por Vivian Fiorio

 A AASP – Associação dos Advogados estará presente no município de Passos, em Minas Gerais, com uma Unidade Móvel levando alguns dos seus mais importantes serviços prestados à região. Entre eles, a emissão do certificado digital de forma totalmente gratuita para as associadas e associados. O kit vem completo (token certificado), com validade de três anos.
 

Esta ferramenta, indispensável ao exercício da advocacia, é totalmente subsidiada pela AASP. Além disso, a Unidade Móvel disponibiliza a digitalização dos processos de advogadas e advogados que ainda estão em formato físico e paralisados nos tribunais. A iniciativa visa acelerar o andamento processual, beneficiando a advocacia, os jurisdicionados e a sociedade. O veículo estará no município de Passos entre os dias 15 e 18 de abril, das 10h às 17h, na Rua Antônio José dos Santos, 111 – São Francisco (subseção da OAB).

Atualmente, a AASP atingiu a marca de 3 milhões de páginas digitalizadas, o que mostra o esforço da entidade para apoiar a advocacia brasileira, por meio da digitalização de processos, mas também de preservar o meio ambiente – a cada 10 mil folhas de papel A4 economizadas, uma árvore é poupada. Nas unidades físicas e móveis da AASP, advogadas e advogados podem digitalizar seus processos, em primeira e segunda instância, que tramitam de forma física, tanto na esfera estadual como na federal.

A Unidade Móvel da AASP já percorreu mais de 150 cidades da grande São Paulo e interior paulista no último ano, e em 2024 está presente também em municípios dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

“A AASP é a maior associação de advogados da América Latina, contando com aproximadamente de 70 mil inscritos. Ao longo de oito décadas de atuação, priorizamos ações como esta, que possam contribuir para a celeridade dos processos, beneficiando não apenas os profissionais do Direito, mas também o jurisdicionado e a sociedade brasileira em geral”, destaca André Almeida Garcia, presidente da AASP.
 

O serviço de digitalização oferecido pela AASP é completo, pois os documentos são separados em pastas, nos moldes exigidos pelos tribunais. Trata-se da chamada indexação, que facilita a identificação das peças processuais. Os profissionais da AASP que estarão no local organizarão cada processo em um mesmo arquivo. O serviço é estendido aos profissionais do Direito de todo o Brasil. Para mais informações, sobre a certificação digital basta acessar o site no link.
 

Serviço:

Unidade Móvel AASP: Passos (MG)

Data e horário: dias 15, 16, 17 e 18 de abril, das 10h às 17h

Endereço: Rua Antônio José dos Santos, 111 – São Francisco (subseção da OAB)

SOBRE A DIGITALIZAÇÃO 

O serviço está disponível também na sede da entidade, na rua Álvares Penteado, nº 151/165, Centro, São Paulo; na Unidade Jardim Paulista, Alameda Santos, 2159; na Unidade Campinas, Rua Luís Otávio, 2565 – Parque Taquaral; na Unidade Ribeirão Preto, Av. Eduardo Gomes de Souza, 766 – City Ribeirão, e na Unidade Brasília, Edifício Prime Usiness Center SBS Qd, 02 Asa Sul, Brasília – DF. A implantação do processo eletrônico começou em 2006 com a inauguração do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), no Juizado Especial Cível.

AASP – Associação dos Advogados

Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (cerca de 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, pesquisa por termos nos Diários Oficiais, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.