DestaqueLITORAL

Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão em Caraguatatuba

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril

Por Ascom Fundacc

A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba.

Este é o momento em que a comunidade pesqueira de Caraguatatuba se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes para a abertura da pesca do crustáceo.

A cerimônia é considerada o pontapé inicial para o Festival do Camarão, que será realizado de 12 a 21 de julho na Praça da Cultura, no Centro da cidade.

A cerimônia é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro.

Procissão

Os pescadores participam da procissão terrestre, onde os fiéis carregam os andores com as imagens de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes, após a benção do padre Cláudio Rodrigues da Silva, pároco da Igreja Santa Terezinha.

Acompanhados pela Banda Municipal Carlos Gomes durante o cortejo a pé, eles seguem para os barcos enfeitados, saindo do píer da praia do Camaroeiro em procissão marítima. 

Homenagem

Durante a cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será homenageado o pescador Antônio Cortês do Espírito Santo, o Baguinha.  

Serviço

Cerimônia ‘Barcos ao Mar’

Data: 28 de abril (domingo)

Horário: 10h

Local: Entreposto de Pesca do Camaroeiro – Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, Centro (Praia do Camaroeiro).