DestaqueVale do Paraíba

Trio “Trinca Brasil” apresenta “Concerto de Choro” em Ubatuba, São Luiz do Paraitinga e Cunha

Por Ricardo Salem | Assessoria de Imprensa

O trio Trinca Brasil se apresenta de 19 a 21 de abril em Ubatuba, São Luiz do Paraitinga e Cunha, com o projeto “Concerto de Choro – Flautas e Violões”. Os músicos realizam uma série de apresentações gratuitas, com objetivo de popularizar o choro para mais públicos. O projeto tem financiamento do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).

Composto pelos virtuosos Toninho Carrasqueira na flauta, Edmilson Capelupi no violão de sete cordas e Guilherme Sparrapan no violão, o Concerto de Choro apresenta um repertório com onze músicas consagradas por Pixinguinha, Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga, Heitor Villa Lobos entre outros, conferindo novas nuances a clássicos da música brasileira; além de celebrar o recente reconhecimento do estilo musical como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

As apresentações têm inicio na sexta-feira, dia 19 de abril em Ubatuba, às 20h no Teatro Municipal; no sábado, 20 de abril será a vez de São Luiz do Paraitinga receber o “Concerto de Choro”, às 20h30 na Praça Dr. Oswaldo Cruz como parte da programação da II Feira Literária. Finalizando o circuito em Cunha, o Trio se apresenta no domingo, dia 21 às 15h na Praça da Matriz.

Sobre o show: O “Concerto de Choro” propõe apresentar o “Choro” como estilo musical, permitindo ao público conectar-se profundamente com outras identidades da cultura brasileira, pouco fomentadas, principalmente para as novas gerações que são massificadas pela cultura pop. Com produção da Asas Produções, o espetáculo propõe unir alegria e técnica, com atuações que propõe transpor limites convencionais, além de celebrar o reconhecimento do Choro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Repertório

Suíte Retratos – Pixinguinha (RadamesGnattali)

Suíte Retratos – Ernesto Nazaré (RadamesGnattali)

Suíte Retratos – Anacleto de Medeiros (RadamesGnattali)

Suíte Retratos – Chiquinha Gonzaga (RadamesGnattali)

Bachianas brasileiras (Heitor Villa-Lôbos) 1ª parte das Bachianas Brasileiras nº 5

Desculpe, foi engano (Choro) (Guerra Peixe)

Choro torto (Álvaro Carrilho)

Crepuscular (João D. Carrasqueira)

Dia feliz (Choro) (João D. Carrasqueira)

Canção sertaneja (Camargo Guarnieri)

Dansa negra (Camargo Guarnieri)

SERVIÇO

19 de abril – Ubatuba

“Concerto de Choro” – Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto às 20 horas.

Praça Exaltação à Santa Cruz, nº 22 – Centro, Ubatuba

20 de abril – São Luiz do Paraitinga

“Concerto de Choro” – II Feira Literária de São Luiz do Paraitinga

Praça Dr. Oswaldo Cruz às 20h30.

21 de abril – Cunha

“Concerto de Choro” – 22º Pinhão, Violão e Prosa.

 Praça da Matriz às 15 horas.