Destaque PequenoVale do Paraíba

CESP inicia visitas e palestras orientativas sobre o exercício prático de simulado da UHE Paraibuna

As ações integram o Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina

default

Por Ascom CESP

A CESP iniciou na última segunda-feira, 15 de abril, uma série de visitas e palestras para os moradores de Paraibuna. O objetivo é informar e orientar as comunidades sobre a realização do primeiro exercício prático de simulado de segurança de barragem da UHE Paraibuna, previsto para ocorrer no dia 4 de maio de 2024 às 10 horas.

O simulado é uma ação preventiva, prevista na Lei Federal 12.334/2010, da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). O exercício faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina com objetivo de capacitar a população para uma eventual situação que demande a evacuação da área.

As visitas e palestras orientativas serão realizadas em diferentes locais e horários pela equipe da empresa Sob Medida, contratada pela CESP e validada pela Defesa Civil local, que estará devidamente uniformizada e identificada. “É sempre importante reforçarmos que a UHE Paraibuna está em condições seguras e é monitorada 24 horas por dia durante os sete dias da semana. As visitas e palestras tem como foco esclarecer dúvidas e convidar os moradores para o exercício. Esse é um momento importante para podermos coletar sugestões e contribuições para o aprimoramento das ações do PAE”, explica Ovídio Santos, gerente de segurança de barragem da CESP.

Em conjunto com a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Paraibuna, etapas importantes do PAE, que antecedem o simulado já foram concluídas. Dentre elas, o mapeamento da população que reside na área denominada Zona de Autossalvamento (ZAS), a instalação do sistema sonoro de alerta com sirenes, além do mapeamento e sinalização das rotas de fuga e pontos de encontro com placas que indicam o caminho mais rápido e seguro até o local onde a comunidade estará segura de incidentes em caso de emergência.

Confira o cronograma:

§  15/4 – Palestra orientativa na Creche Irmã Ilda

§  16/4 – Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo

§  17/4 – Palestra orientativa nas Escolas Municipais Santinha Moura e Irmã Zoé / Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo/ Reunião Pública às 19h30 no Ginásio CAAMI.

§  18, 19, 20 e 21/4 – Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo

§  22/4 – Palestra orientativa na Escola Estadual Doutor Cerqueira e Coronel Eduardo / Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo

§  23/4 – Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo

§  24/4 – Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo / Reunião Pública às 19h30 no Centro Social Vila Amélia Benedita Turíbio Lourenço “Dita Lourenço”

§  25, 26, 27, 28, 29 e 30/4 – Visitas orientativas de porta em porta e entrega de material informativo

§  2/5 – Reunião Pública às 19h30 no Ginásio CAAMI