Destaque PequenoPolítica

Ex-prefeito de Roseira vai responder ação por atos de improbidade administrativa, diz MP

Ministério Público aponta que ex-prefeito Jonas Polydoro cometeu irregularidades na administração; Justiça aceitou ação ajuizada contra o político

Foto: Reprodução

Por O Vale

O ex-prefeito de Roseira, Jonas Polydoro, vai responder na Justiça a ação por atos de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público. Em 1º de abril, o Poder Judiciário em Roseira recebeu a petição inicial do MP e tornou réu o ex-mandatário.

Tendo administrado Roseira por quatro mandatos, entre 1997 e 2004 e depois entre 2013 e 2020, Polydoro teve as contas de 2018 rejeitadas pela Câmara de Roseira após praticar, segundo o MP, “diversas irregularidades devidamente apuradas pelo Tribunal de Contas”.

Segundo a denúncia, o político “extrapolou o limite de despesas com pessoal, realizou alterações orçamentárias acima do índice inflacionário e cometeu infrações na arrecadação dos tributos”.

De acordo com o relatado pelo promotor de Justiça Carlos Schelini, foram verificados ainda problemas como ausência de plano de carreira para o magistério, deficiência no transporte escolar e filas de espera para exames e consultas médicas nos equipamentos públicos de saúde.

Também foram apurados descontrole da compensação do banco de horas dos funcionários, falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros em unidades do programa Saúde da Família, gastos excessivos com combustível e inconsistências das informações prestadas ao sistema do projeto Audesp (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos).

No processo, Schelini requer a condenação do acusado a sanções que vão da perda dos direitos políticos ao pagamento de multa.

Procurado por meio de mensagem, Polydoro ainda não se manifestou sobre a ação. O espaço segue aberto.