Sul de Minas

Soledade de Minas participa de Dia D da estratégia de imunização ‘Vacina Mais Minas’

Por Ascom PMSM

Quando o assunto é saúde, a prevenção é uma das medidas mais importantes para preservar a saúde da população de forma individual e coletiva. Com o intuito de aumentar as coberturas vacinais em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no sábado, 13 de abril, o Dia D da estratégia de imunização Vacina Mais Minas.

A vacinação minimiza o risco de doenças, além de reduzir as chances de evolução para quadros graves que requerem internação e podem resultar em óbito. Na ação de mobilização do Dia D, foram disponibilizados à população todos os imunizantes de rotina e das campanhas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), possibilitando a atualização do cartão de vacinação para aqueles que perderam alguma dose.

O superintendente da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, ressalta que o desafio de ampliar a cobertura vacinal é constante nos territórios. “Em nossos 50 municípios, mais de 160 escolas estão participando dessas ações. Sabemos que as escolas são locais privilegiados para conscientizar sobre a importância da vacinação. Essas crianças e jovens nos ajudam a orientar até mesmo seus pais, avós e cuidadores, para que busquem tomar as vacinas, especialmente a da influenza neste período, evitando doenças e até mesmo óbitos”, explica o superintendente.

Com o Vacina Mais Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais fortalece a estratégia de vacinação durante todo o ano, visando ampliar a cobertura vacinal.